Menu

Será ? Brasileiro manda carta de apoio a nazistas e recebe “não aceitamos latinos”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Notícia afirma que brasileiro que possui uma suástica na sua piscina enviou uma carta de apoio aos nazistas e recebeu um “não aceitamos latinos favelados”! Será verdade?

A notícia apareceu em diversos sites e blogs, além de ser amplamente divulgada nas redes sociais, no começo de janeiro de 2015. De acordo com o texto, a policia estava investigando o caso de uma piscina com um símbolo nazista, em Santa Catarina, e acabaram encontrando cartas de apoio enviadas a organização nazista na Alemanha.

O dono das cartas é um professor de história. E a resposta dos nazistas, segundo o texto, foi: “Não aceitamos latinos, são todos farinha do mesmo saco… um bando de pretos favelados”!

Será que essa história é real?

piscina_suastica

Verdade ou farsa?

No dia 02 de dezembro de 2014, um helicóptero da Polícia Civil sobrevoou algumas residências na região da cidade de Pomerode (em Santa Catarina) – à procura do cativeiro de um sequestro ocorrido dias antes nas proximidades – quando um dos tripulantes viu o símbolo nazista no fundo de uma piscina.

Conforme explicado nessa reportagem do Portal R7, apesar de apologia ao nazismo ser considerado crime desde 1997 aqui no Brasil, a polícia da região já avaliou o caso e afirmou que o dono da casa não vai ser enquadrado, pois como a piscina fica dentro da residência, não se  caracterizou o crime.

Essa é a parte real da história e gerou muita polêmica na web. O dono da residência – um professor de história – já teve sua coleção de itens relacionados à Hitler apreendida pela polícia, em 1994 e, na época, se declarou admirador da ideologia nazista, mas defendeu que tudo fazia parte de uma coleção pessoal destinada a estudo (como dissemos, a apologia ao nazismo só virou crime no Brasil a partir de 1997).

Quanto à essa parte da notícia que diz que o professor de história teria enviado uma carta ao grupo de nazistas alemães e foi rejeitado por eles, não encontramos nenhuma fonte confiável que confirme isso!

Nenhum jornal de grande circulação ou nenhum outro veículo de comunicação divulgou nada a respeito.

Uma busca pela web e encontramos apenas sites e blogs que copiaram a mesma notícia que parece ter sido publicada inicialmente pelo Portal Metrópole.

O Metrópole não cita nenhuma fonte e também não mostra nenhuma prova de que teve acesso a essa carta ou a resposta dela!

Conclusão

A notícia mistura fatos com boatos. Em dezembro de 2014 foi descoberta uma piscina com uma suástica em uma residência no estado de Santa Catarina. A Polícia arquivou o caso, pois como o símbolo fica em uma área privada, não se caracteriza crime. Quanto ao trecho da notícia afirmando que o dono da piscina enviou uma carta aos nazistas e foi rejeitado por eles, (apesar de haver grupos de neonazistas na Alemanha e em outras partes do mundo) não há nenhuma comprovação de que isso seja verdade!  

 

VIA: E-Farsa

Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

Facebook

Bravulink

Cupom de 10% de desconto em todas as compras : fatosmilitares

M.Books