Menu

Obama: Daesh já perdeu 40% de seu território no Iraque

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que o Daesh (também conhecido como Estado Islâmico), já perdeu uma parte considerável de seus territórios ocupados no Iraque e na Síria.

 

“Perdeu cerca de 40% das áreas povoadas que havia controlado no Iraque”, disse Obama à imprensa no Pentágono.

Na Síria, completou Obama, o grupo terrorista já perdeu “centenas de quilômetros quadrados e vai perder mais.”

Obama advertiu que “de fato, desde o verão (no hemisfério norte) o Daesh não realizou nenhuma ofensiva de sucesso nem no Iraque nem na Síria.”

O Daesh se torneou uma das principais ameaças à segurança global e nos últimos três anos conquistou grandes partes dos territórios do Iraque a da Síria. O grupo vem tentando estender seu domínio ao norte da África, especialmente na Líbia.

Em setembro de 2014, uma coalizão de 65 países liderada pelos EUA começou a realizar ataques aéreos contra posições do Daesh e da Frente Nusra na Síria e no Iraque. As operações acontecem sem autorização da ONU e sem coordenação com Damasco.

No dia 30 de setembro, a Força Aérea russa começou a realizar ataques contra grupos terroristas na Síria a pedido do presidente do país, Bashar Assad.

FONTE: SPUTNIK

Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

Facebook

Bravulink

Cupom de 10% de desconto em todas as compras : fatosmilitares

M.Books