A implantação de uma base militar dos EUA na Ucrânia estaria em contradição com a legislação do país, disse o ministro da Defesa ucraniano, Stepan Poltorak, à imprensa local.

 2637167

Enquanto os militares norte-americanos e ucranianas cooperam uns com os outros, a questão do estabelecimento de uma base dos EUA no país nem sequer foi considerada, acrescentou o ministro.

“Esta questão até não é considerada. A legislação ucraniana não permite tal opção. A cooperação estreita entre as nossas forças armadas nos permite trocar das experiências e aprender”, disse Poltorak, citado pela agência RIA Novosti.

O ministro também disse que espera que uma brigada conjunta composta por representantes ucranianos, poloneses e lituanos seja criada em breve, o que permitiria à Ucrânia adoptar padrões da OTAN.

Em 2015, o parlamento ucraniano adoptou a nova legislação que permite aos cidadãos estrangeiros servirem nas forças armadas do país com base em contrato. A lei estabelece também que os estrangeiros e os apátridas podem se tornar oficiais das Forças Armadas da Ucrânia após a obtenção da cidadania do país.