O Dia D foi a maior invasão de todos os tempos, Feita pelos aliados durante a segunda guerra mundial. Mas ate hoje existe algumas curiosidades sobre a invasão.

Descubra alguns Fatos sobre o Dia D nesse artigo elaborado por nós da Fatos Militares.

Vejam: 6 de Junho – O Dia D, Operação Overlord

  • A Minissérie Band of Brothers, explora os acontecimentos do Dia D em seu segundo episódio, “Day of Days”.

A Minissérie Band of Brothers, explora os acontecimentos do Dia D em seu segundo episódio, "Day of Days".

  • O jogo Medal of Honor:Allied Assault simula o ataque na praia de Omaha na terceira missão.

O jogo Medal of Honor:Allied Assault simula o ataque na praia de Omaha na terceira missão.

  • Para confundir os alemães, criaram a Operação Fortitude, que consistia num falso desembarque em Pas-de-Calais, “comandado” pelo general Patton, foram criados barcos e tanques falsos de madeira, plástico ou lona e ate mesmo balões a leste da Inglaterra para confundir aviões espiões alemães.

Tanque inflável da Operação Fortitude

  • Ao final do conflito armado, as tropas do Eixo se viram encurraladas e, como último recurso, plantaram explosivos nas bases da torre Eiffel, e tentaram demoli-la. A torre só foi reinaugurada anos mais tarde, em 17 outubro de 1948.

Torre Eiffel durante a Segunda Guerra Mundial

 

Vejam também.: 6 DE JUNHO – O DIA D , OPERAÇÃO OVERLORD.

  • Hitler estava muito confiante de que o desembarque seria em Pas-de-Calais, por causa de seu espião Garbo que lhe forneceu informações falsas, já que era um agente duplo a serviço da Inglaterra.

Hitler estava muito confiante de que o desembarque do Dia D seria em Pas-de-Calais

  • Graças à Operação Fortitude, duas semanas após o desembarque, os alemães ainda esperavam o desembarque em Pas-de-Calais.

Graças à Operação Fortitude, duas semanas após o desembarque, os alemães ainda esperavam o desembarque em Pas-de-Calais.

 

  • Rommel acreditava que o desembarque seria na Normandia, mas como recebeu ordens de Hitler, não pode desobedecer, e teve que ir para Pas-de-Calais.

Gif de Hitler

  • O jogo Call of Duty 2 reconstituiu a operação Pointe du Hoc.

operação Pointe du Hoc - Call Of Duty 2

  • Durante o ataque a Omaha, os tanques anfíbios “DD” (Duplex Drive) não puderam desembarcar por causa da turbulência causada pela grande movimentação de barcos e navios no canal da mancha, os tanques viraram e os soldados desembarcaram sem apoio pesado, o que ajuda a explicar as grandes baixas e feridos em Omaha.

tanques anfíbios "DD" (Duplex Drive)

  • Devido à artilharia antiaérea, muitos paraquedistas saltaram fora da zona prevista, alguns dos paraquedistas se enroscaram nas árvores, foram vistos pelos soldados alemães e morreram antes mesmo de porem os pés na França.

Paraquedistas prontos para saltar no Dia D

 

  • O jogo Call Of Duty também reconstitui com grande riqueza de detalhe a batalha da Ponte Pegasus, com detalhes ao terreno, posição de guaritas e casas.

Ponte Pegasus

  • O tenente James Doohan de Star Trek ,foi um dos oficiais que atuaram na invasão da costa francesa. No “Dia D”, tomou dois tiros: um na mão e um no peito. Por um milagre, o projétil foi interrompido por uma cigarrilha de prata, impedindo a morte do militar. O segundo disparo, entretanto, fez com que ele perdesse um dos dedos da mão. Anos mais tarde, Doohan ficaria amplamente conhecido pelos fãs de ficção científica como o ator que interpretou o personagem Scottie na série Star Trek.

James Doohan de Star Trek lutou na Segunda Guerra Mundial

  • Na noite do salto real, os aliados jogaram bonecos de borracha carregados de espoletas, ao bater no chão, as espoletas disparavam e os alemães atiraram contra ninguém. 

Foto_6

  • O jogo Company of Heroes, simula o ataque a praia de Omaha na primeira missão da campanha “Invasion of Normandy” (Invasão da Normandia)

O jogo Company of Heroes, simula o ataque a praia de Omaha na primeira missão da campanha "Invasion of Normandy" (Invasão da Normandia)

 

Viu algum erro ou gostaria de dar alguma critica a essa matéria? Comentem !