No início de 1945, era claro para os militares e a maioria dos líderes nazistas que a Alemanha seria derrotada. Em janeiro, os Aliados, tendo libertado a França, Bélgica e os Países Baixos, invadiram a Alemanha. Do leste, o Exército Vermelho estava se aproximando também. O Fuhrer, Adolf Hitler, no entanto, se recusou a aceitar isso.

Uma das pessoas mais próximas a Hitler foi Heinz Linge, um oficial da SS que serviu como “mordomo” de Hitler a partir de setembro de 1939. Nesta entrevista, ele fala sobre os últimos momentos do Fuhrer. Ele estava com Hitler no bunker, junto com muitos soldados, oficiais, servos e secretários.

Dois dias antes de seu suicídio, Hitler contou a Linge o seu plano de suicídio. Ele pediu Linge para levar seu corpo e o de sua esposa para o jardim e queimá-los.

No dia 16 de janeiro, Hitler começou a viver no Fuhrerbunker, um abrigo antiaéreo em Berlim. Esta seria a sede da Alemanha nazista até o final da guerra.

Em 30 de abril, Hitler almoçou com seus secretários. Ele disse adeus a seus servos e funcionários. Eva Braun agradeceu a Linge por seu serviço. Hitler então se retirou para seu escritório, onde Linge lhe perguntou o que devia fazer. Hitler respondeu que tinha dado uma ordem para que suas tropas rompessem o cerco soviético, e Linge poderia escapar.

Heinz Linge foi o primeiro a descobrir que Hitler e Eva estavam mortos. Eles foram levados para o jardim e lá queimados como Hitler tinha ordenado. Um pequeno grupo, incluindo Joseph Goebbels, o ministro nazi da Propaganda e agora Reich Chancellor por vontade de Hitler, e Martin Bormann, Chefe da Chancelaria nazista, assistiram e saudaram os cadáveres queimados.

Linge deixou o bunker em 1 de maio, mas foi capturado pelas forças soviéticas alguns dias depois. Ele foi levado para Moscou, e ali foi levado para prisão Lubjanka. sendo libertado em 1955, e morreu em 1980.

O filme A Queda: As Últimas Horas de Hitler de 2004 retrata os últimos dias de Hitler e sua comitiva no Fuhrerbunker. A parte de Heinz Linz é retratado por Thomas Limpinsel.