O USS Zumwalt é uma classe de contratorpedeiros a serviço da marinha dos Estados Unidos, construído como um navio de ataque multi-função com capacidades antiaéreas, anti-navio e anti-submarino.

O USS Zumwalt é equipado com duas turbinas Rolls-Royce Marine Trent-30 e duas turbinas Rolls-Royce RR4500, esse contratorpedeiro tem potência de 78 MW e se desloca a 56 km/h. Pode parecer pouco, mas é uma velocidade considerável se pensarmos que estamos tratando de uma embarcação que tem deslocamento de 14.797 toneladas.

Cada unidade do USS Zumwalt custa em média US$ 3,5 bilhões. contudo a embarcação pode carregar cerca de 80 mísseis, transportar até 3 helicópteros do tipo MQ-8 Fire Scout, que são do tipo não-tripulado e 1 aeronave SH-60

Originalmente, 32 embarcações seriam encomendadas, porém o custo de US$9,6 bilhões de dólares em pesquisas e desenvolvimentos forçou a redução do número de unidades encomendadas para 10 e depois para apenas 3.

Esquema demonstrando os equipamentos do USS Zumwalt

O grande problema dessa embarcação é o alto custo por disparo, que está na casa dos 800 mil dólares, o que tem levado a incertezas não só quanto ao uso deste tipo de armamento, mas quanto ao próprio futuro desta classe de embarcação

Vejam: Marinha planeja construir novo navio-patrulha NPa 500T-BR

Em 7 de dezembro de 2015, o USS Zumwalt iniciou sua preparação marítima para ingressar na frota do Pacífico. Seu comissionamento aconteceu em Baltimore em 15 de outubro de 2016.

[Artigo atualizado em: 05/03/2017 ás 19:05]