Você quer se tornar um Piloto de caça? Para quem tem esse sonho, os primeiros passos começam ainda na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, localizada em Barbacena (MG). É na instituição da FAB de ensino médio que os jovens travam seus primeiros contatos com a vida militar.

“Eu era criança quando visitei os Portões Abertos da Base Área de Santa Maria (RS), cidade onde morava. Lá fiquei impressionado com as aeronaves que estavam em exposição, como o caça A-1. Naquele dia, decidi que queria me tornar um piloto de caça”. O depoimento é do estudante Lucas Silveira Alves, do terceiro ano da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), que será um futuro Piloto de caça .

A EPCAR é uma instituição de ensino que tem a missão de preparar os futuros oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB).

Como se tornar um Piloto de caça - EPCARA preparação compreende o ensino médio, além da formação militar, moral e cívica. A entrada na escola se dá por meio de concurso que é realizado uma vez por ano, geralmente no mês de agosto, para estudantes de 14 a 19 anos. A seleção consta de provas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Redação. Anualmente são oferecidas 180 vagas. No ano passado, a concorrência foi de 51,71 por vaga. Quem já tem o ensino médio, passou um pouco da idade e quer se tornar piloto de caça da FAB pode prestar o concurso diretamente para a Academia da Força Aérea

Apostila – CURSO PREPARATÓRIO DE CADETES DO AR

“Eu descobri a escola por meio do meu pai, que é Oficial Especialista da FAB. Para poder prestar o concurso, me preparei com aulas em um curso preparatório em minha cidade e, além disso, estudava diariamente em casa. Pode ter certeza que todo esforço feito para chegar aqui vale muito a pena”, ressalta o estudante.

Na escola, os alunos têm aulas pela manhã e pela tarde. Eles exercem diversas atividades, que variam de estudo, prática de educação física e instruções militares. “Além das atividades normais do curso, participo da Cadeia de Liderança do Corpo de Alunos da EPCAR, exercendo a função de líder de esquadrilha do Primeiro Esquadrão, auxiliando os oficiais na formação dos alunos”, explica Lucas.

fab-pilotos

Para chegar a ser piloto de caça, depois da EPCAR, o aluno precisa passar por quatro anos na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). Ao final do curso, somente os que tiverem melhor desempenho passam a fazer parte dessa aviação. Em seguida, eles vão para Natal (RN), onde passam um ano fazendo curso de formação. Ao todo, cerca de 30 a 35 pilotos de caça se formam por ano. São esses profissionais que têm a missão de defender a soberania do espaço aéreo nacional.