Desenvolvida em 1945 como parte do Projeto Manhattan, o bombardeamento de Hiroshima tinha o propósito de dar o fim à Segunda Guerra Mundial

Conheçam algumas curiosidades sobre o bombardeamento de Hiroshima feito pelos EUA.

O primeiro ataque nuclear da história ocorreu contra a cidade japonesa de Hiroshima às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945. Foi o primeiro de dois ataques com bombas atômicas sofridos pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

Às 2h45 da manhã de 6 de agosto de 1945, o B-29 Enola Gay decolou de Tinian. Após cinco horas e meia, lançou a bomba a 9 600 metros de altitude, em Hiroshima

Hiroshima foi escolhida como alvo por sediar um grande contingente do exército japonês, além de possuir grandes depósitos de suprimentos militares.

A bomba foi lançada do bombardeio norte-americano Enola Gay, que recebeu esse nome em homenagem à mãe do piloto, Enola Gay Tibbets.

Vejam: 5 Maiores explosões nucleares na história militar

Chamada de Little Boy (algo como “menininho”, em português), a bomba possuía cerca de 70 centímetros de largura e pesava 4,4 toneladas.

A potência da bomba era equivalente a quase 15,0 toneladas de TNT.

A explosão matou 70 mil pessoas instantaneamente, sendo que muitos corpos jamais foram encontrados. Algumas vítimas simplesmente evaporaram com o calor.

via GIPHY

Com o tempo, as queimaduras provocadas pelo calor e a radiação elevaram o número de mortos para 140 mil.

Uma das poucas construções que ficaram parcialmente em pé foi o Hiroshima Dome (imagem acima), também conhecido entre os japoneses como Genbaku Domu (Prédio da Bomba Atômica). Em torno desse local foi construído o Parque da Paz de Hiroshima.

A poeira e a fuligem espalhados no céu começaram a cair como chuva cerca de 20 minutos depois da explosão. A chuva negra se espalhou num raio de quilômetros, contaminando poços e tanques. Peixes chegaram a morrer com a contaminação da água.

Bônus:

Apesar de ter sido atacado por duas bombas atômicas e sofrer diversos bombardeios intensos, o Japão não foi o país com maior número de mortos durante a Segunda Guerra Mundial. O país com mais baixas foi a União Soviética, que teve 24 milhões de mortos. O segundo país com mais vítimas fatais foi a China, com 20 milhões.

O que achou das 10 Curiosidades sobre o bombardeamento de Hiroshima ? Não esqueça de compartilhar com seus amigos.