A Operação Barbarossa foi uma operação militar alemã para invadir a União Soviética, iniciada em 22 de junho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial.

Conheçam 20 fatos sobre a Operação Barbarossa, uma invasão que com sucesso dos nazista poderia mudar toda a Guerra.

10 Curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial que você não sabia

1 – A invasão da União Soviética foi a campanha mais ambiciosa da Segunda Guerra Mundial, Hitler acreditava que poderia conquistar Moscou dentro de três meses com a rápida e poderosa Blitzkrieg.

2 – Pronto para invasão os alemães reuniram mais de 3 milhões de soldados em 152 divisões. Contando com mais  3 mil veículos blindados, 2 mil aeronaves e 7 mil peças de artilharia.

3 – Apenas 20% das forças alemãs poderiam conduzir o tipo de guerra móvel rápida em que a Operação Barbarossa se baseava – o resto era lento demais para acompanhar o ritmo acelerado da Blitzkrieg.

A Operação Barbarossa foi o começo do fim de Hitler
A Operação Barbarossa foi o começo do fim de Hitler

4 – A campanha foi lançada como a Führer Directive 21. Assinada no dia 18 de dezembro de 1940, estabeleceu a intenção de “esmagar a Rússia Soviética em uma campanha rápida”.

5 – A marinha alemã desempenhou um papel na operação, bloqueando navios soviéticos de sair do mar Báltico.

6 – Stalin ficou tão chocado com a invasão alemã que foi dito que ele não falou por onze dias.

Blindados Alemães durante a operação barbarossa - 1941 junho
Blindados Alemães durante a operação barbarossa – 1941 junho

7 – O rápido avanço inicial permitiu que os alemães tomassem a colheita de verão da maior parte da Ucrânia, aumentando a quantidade de alimentos e privando os soviéticos.

8 – Até o final de julho, pouco mais de um mês após a invasão, os alemãs haviam tomado um pedaço da União Soviética que era duas vezes o tamanho da França.

9 – Os soviéticos tinham dois a três vezes mais tanques e aviões que os alemães, mas muitos dos aviões eram obsoletos.

10 – O exército finlandês forneceram 17 divisões e 2 brigadas para participar da operação. Após a invasão soviética da Finlândia no início da guerra, eles estavam ansiosos por vingança.

11 – Romênia também contribuiu, com 14 divisões, 7 brigadas e um reforçado regimento de Panzer.

12 – O embaixador alemão em Moscou entregou uma declaração de guerra às 05h30, em 22 de junho de 1941, citando violações soviéticas de seu pacto como desculpa para a invasão.

13 – Ansiosos para manter Hitler ocupado com os soviéticos, Os Britânicos e os Americanos começaram a fornecer materiais. Eles ajudaram a construir a máquina militar que, por sua vez, enfrentariam uma década mais tarde.

14 – Em meados de agosto, mais 200 divisões soviéticas juntaram-se à luta, superando em massa os alemães.

15 – O Cerco de Leningrado, um dos compromissos objetivo mais importantes da invasão, durou 900 dias. Durante esse tempo, 200.000 civis foram mortos pelo bombardeio alemão. Pelo menos mais 630.000 morreram da doença e da fome que são ameaças constantes para os alvos de qualquer cerco.

  • Diego Roggenbach

    Ótima matéria!

  • Diego Roggenbach

    toma matéria!