Um caça MiG-29 russo, sofreu um acidente sobre o mar Mediterrâneo ao se preparar para o pouso a alguns quilômetros do porta-aviões Admiral Kuznetsov, informou hoje (14) o serviço de imprensa do Ministério de Defesa da Rússia.

Segundo algumas fontes, o incidente ocorreu por volta das 14.30Z e envolveu um Fulcrum biposto em uma formação de três MiG-29KUB que operavam a partir do navio-aeródromo no Mediterrâneo Oriental ao largo da Síria. Enquanto um dos aviões conseguiu pousar no Kuznetsov, um terceiro foi desviado por razões desconhecidas para a Síria.

O piloto da aeronave acidentada foi ejetado com segurança e resgatado por um helicóptero, enquanto a Marinha Russa transmitiu por rádio a todas as embarcações próximas para permanecerem afastadas 5 milhas náuticas (5NM) do ponto de queda.

A Rússia, que há mais de um ano bombardeia a Síria em apoio ao regime, anunciou em outubro que seu único porta-aviões, o “Amiral Kuznetsov”, e sua escolta se dirigiam para a Síria, com aviões e helicópteros de combate a bordo.