KFX-103_kappa352

A Indonésia assinou um contrato com a Coreia do Sul nesta quinta-feira para desenvolver conjuntamente caças de última geração, informou a fabricante de aeronaves KAI.

Sob o acordo assinado com a Korea Aerospace Industries (KAI), o Ministério da Defesa da Indonésia vai investir cerca de US$ 1,3 bilhão no programa coreano do Caça Experimental (KF-X/IF-X).

O programa é destinado a produção de novos caças, para substituir a frota envelhecida de caças sul-coreanos F-4 e F-5 importados dos EUA.

Um consórcio formado pela KAI e a gigante aeroespacial Lockheed Martin dos EUA em março do ano passado ganhou um contrato 8,6 trilhões de won (US$ 7,2 bilhões) para fornecer 120 aviões de combate à Força Aérea Sul-Coreana.

Os investimentos da Indonésia serão responsáveis ​​por cerca de um quinto (20%) do custo total do projeto, com um máximo de 100 trabalhadores indonésios tomando parte no desenvolvimento e produção, disse a KAI em um comunicado.

A Indonésia receberá um dos protótipos e terá acesso a alguns dados técnicos e informações que envolvem o projeto, ela acrescentou.

Os militares da Coreia do Sul planejam colocar os novos caças em serviço em 2025 para proteger o país contra ameaças da Coreia do Norte que possui armas nucleares.

FONTE: Antara News