O belga Mourad Laachraoui, irmão de Najim Laachraoui, um dos homens-bomba do atentado de março no aeroporto de Bruxelas, conquistou o título europeu de taekwondo na cidade suíça de Montreux. Com isso, ele está classificado para defender a Bélgica na Olimpíadas do Rio-2016.

Mourad, de 21 anos, irmão mais novo de Najim, ganhou na categoria até 54 kg o espanhol Jesús Tortosa (6-3). O atleta de origem marroquina já havia conquistado a medalha de prata na Universíade de 2015.

O lutador tem apenas 20 anos e os dois frequentaram a mesma escola católica.  Segundo a diretora escola, o terrorista estudou até 2009 e era um aluno exemplar. Ele ainda passava os finais de semana competindo em torneios de frisbee. Mourad deixa claro que condena firmemente as ações do irmão mais velho, Najim Laachraoui.

“Não queria acreditar que era ele, mas não escolhemos a nossa família. Não percebi mudanças, mas não sou um psicólogo. Najim era bom e especialmente inteligente. E continua sendo o meu irmão.”

Em 2013, os dois perderam contato, porque Najim viajou para a Síria. O atleta morava bem perto do apartamento de onde o irmão preparava os ataques em Bruxelas. Os atos deixaram 32 mortos no total: 16 no aeroporto e 16 em uma estação do metrô.

As autoridades também suspeitam que Najim Laachraoui preparou explosivos para os atentados de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos.