Um submarino suspeito foi detectado na segunda-feira (15) perto de ilha japonesa de Tsushima, no Estreito da Coreia, disse o Ministério da Defesa do Japão na terça-feira (16).

O submarino foi localizado pelas Forças de Autodefesa japonesas em patrulhar as águas entre o Japão e a península Coreana, afirmou o Ministério em comunicado.

“Na manhã em 15 de fevereiro, um avião P-3C, um helicóptero de patrulha e o contratorpedeiro Asagiri das Forças de Autodefesa detectaram um submarino nas águas adjacentes a sudeste de Tsushima  que navegava do mar do Japão para o Mar da China do Sul”, diz-se no comunicado.

As águas adjacentes não são fechadas para navegação de submarinos segundo o direito internacional, mas esta é a primeira vez que Tóquio fala sobre o incidente perto de Tsushima.Os militares japoneses informaram três vezes sobre a passagem de submarinos perto de suas águas territoriais de Okinawa entre 2013 e 2014. O novo aparecimento aconteceu no meio de tensões crescentes entre o Japão e a China em relação às ilhas do Mar da China Oriental.

FONTE: SPUTNIK