ArtigosCuriosidades Militares

10 Curiosidades Sobre a Guerra do Paraguai

0
10 Curiosidades Sobre a Guerra do Paraguai
10 Curiosidades Sobre a Guerra do Paraguai

Veja algumas curiosidades sobre a Guerra do Paraguai.

A Guerra do Paraguai foi certamente o combate mais violento que o Brasil já participou. Muitos consideram que este combate foi um verdadeiro massacre, mas há muitas curiosidades que você ainda não sabe sobre este combate.

O número de baixas na Guerra do Paraguai foi imensa, mas essa guerra não chama atenção apenas pelos números e violência.

Guerra do Paraguai

Guerra do Paraguai

Houve inúmeros elementos bastante expressivos, e que a maior parte da população desconhece.

Confira 10 Curiosidades Sobre a Guerra do Paraguai

A Mentira Britânica

Muitos afirmam que o Brasil foi utilizado pela Inglaterra para movimentar uma guerra por procuração contra o Paraguai, com o intuito de destruir tanto os paraguaios quanto os brasileiros. Mas a verdade não é bem essa, na realidade o conflito ocorreu por consequência de atritos internos e questões políticas e econômicas entre Brasil e Paraguai.

O estopim deste conflito ocorreu quando passou a envolver conflitos civis na Bacia da Prata.

Grande Paraguai

O Paraguai de fato era bem mais forte economicamente antes da guerra, mas é preciso desmistificar a ideia de que era o país mais poderoso da América do Sul. Apesar da notável modernização que o país vinha passando com a ‘’ajuda’’ da Inglaterra, ele não chegava a ser o número 1 da América do Sul, o Brasil possuía mais poder do que o Paraguai desde aquela época.

Guerra das crianças

Após o declínio do Paraguai, ao decorrer da guerra, Solano Lopez já não sabia como reagir aos ataques brasileiros, portanto tentou encontrar uma saída. Mas acontece que a tática utilizada foi deplorável, Solano integrou crianças no exército paraguaio, alguns deles possuíam apenas 12 anos.

Estas crianças foram obrigadas a participar da guerra, mesmo aqueles que já estavam feridos eram proibidos de recuar, haviam crianças  combatentes que estavam sem um dos braços, e ainda assim permaneciam em combate. A Tríplice Aliança massacrou a tropa infantil, eles não tinham a menor condição de lutar em igualdade contra Brasil, Uruguai e Argentina.

Proporções da Guerra

Poucos sabem, mas a Guerra da Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai X Paraguai foi a maior guerra da América do Sul, o conflito somou mais de 600 mil mortes, e durou cerca de 6 anos.

As consequências foram grandes para todos os envolvidos, mas o Paraguai certamente foi o país que saiu mais abalado com os danos do combate, levando-se em conta que o cenário econômico do país colhe até hoje o amargo prejuízo deste período.

Devastação das terras

O Paraguai foi verdadeiramente dizimado, mais da metade da população do país morreu neste conflito, e entre as pessoas vivas no Paraguai pós guerra, 90% da população eram mulheres, e entre os 10% que eram homens, só haviam crianças e idosos praticamente. O dano causado às construções também foi enorme, a nação ficou em ruínas após os 6 anos de guerra.

Pedro II e suas exigências

O imperador Pedro II havia colocado como condição de paz, a morte de Solano Lopez. Este requisito já havia sido cobiçado pelo Uruguai e Argentina já fazia tempo, e como uma forma de colocar um fim definitivo ao conflito e fortalecer a aliança com os países hermanos, ele levou a guerra até a queda de Solano.

O grande roubo

Lopez e as forças Paraguaias roubaram um navio mercador brasileiro e passaram a usar ele como uma máquina de guerra durante o conflito. Para os brasileiros isto foi um grande incômodo.

Qual o nível da Marinha Brasileira nos dias de hoje? Veja aqui!

Voluntários ou Pressão?

No decorrer da guerra, muitos brasileiros foram forçados a participar do conflito contra o Paraguai, embora a propaganda faça parecer que todos eram voluntários, a verdade não é bem assim.

Enriquecimento Brasileiro

Após a vitória contra o Paraguai, o Brasil tomou muitas terras e riquezas, trazendo grande lucro para a nação brasileira.

Doenças

Além do mar de sangue, esta guerra foi tomada por diversas doenças, muitos soldados paraguaios adoeceram com a cólera, devido a insalubridade criada pelo ambiente de guerra.

Você conhece a Auschwitz Japonesa? Clique Aqui

Clique para classificar este post!
[Total: 2 Média: 5]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    Unidade 731: Uma Auschwitz do Japão

    Artigo anterior

    Participações brasileiras em Missões de Paz da ONU

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos