Veja algumas curiosidades sobre a Guerra do Paraguai.
Tópicos
A Guerra do Paraguai foi certamente o combate mais violento que o Brasil já participou. Muitos consideram que este combate foi um verdadeiro massacre, mas há muitas curiosidades que você ainda não sabe sobre este combate.
O número de baixas na Guerra do Paraguai foi imensa, mas essa guerra não chama atenção apenas pelos números e violência.
Houve inúmeros elementos bastante expressivos, e que a maior parte da população desconhece.
Confira 10 Curiosidades Sobre a Guerra do Paraguai
A Mentira Britânica
Muitos afirmam que o Brasil foi utilizado pela Inglaterra para movimentar uma guerra por procuração contra o Paraguai, com o intuito de destruir tanto os paraguaios quanto os brasileiros. Mas a verdade não é bem essa, na realidade o conflito ocorreu por consequência de atritos internos e questões políticas e econômicas entre Brasil e Paraguai.
O estopim deste conflito ocorreu quando passou a envolver conflitos civis na Bacia da Prata.
Grande Paraguai
O Paraguai de fato era bem mais forte economicamente antes da guerra, mas é preciso desmistificar a ideia de que era o país mais poderoso da América do Sul. Apesar da notável modernização que o país vinha passando com a ‘’ajuda’’ da Inglaterra, ele não chegava a ser o número 1 da América do Sul, o Brasil possuía mais poder do que o Paraguai desde aquela época.
Guerra das crianças
Após o declínio do Paraguai, ao decorrer da guerra, Solano Lopez já não sabia como reagir aos ataques brasileiros, portanto tentou encontrar uma saída. Mas acontece que a tática utilizada foi deplorável, Solano integrou crianças no exército paraguaio, alguns deles possuíam apenas 12 anos.
Estas crianças foram obrigadas a participar da guerra, mesmo aqueles que já estavam feridos eram proibidos de recuar, haviam crianças combatentes que estavam sem um dos braços, e ainda assim permaneciam em combate. A Tríplice Aliança massacrou a tropa infantil, eles não tinham a menor condição de lutar em igualdade contra Brasil, Uruguai e Argentina.
Proporções da Guerra
Poucos sabem, mas a Guerra da Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai X Paraguai foi a maior guerra da América do Sul, o conflito somou mais de 600 mil mortes, e durou cerca de 6 anos.
As consequências foram grandes para todos os envolvidos, mas o Paraguai certamente foi o país que saiu mais abalado com os danos do combate, levando-se em conta que o cenário econômico do país colhe até hoje o amargo prejuízo deste período.
Devastação das terras
O Paraguai foi verdadeiramente dizimado, mais da metade da população do país morreu neste conflito, e entre as pessoas vivas no Paraguai pós guerra, 90% da população eram mulheres, e entre os 10% que eram homens, só haviam crianças e idosos praticamente. O dano causado às construções também foi enorme, a nação ficou em ruínas após os 6 anos de guerra.
Pedro II e suas exigências
O imperador Pedro II havia colocado como condição de paz, a morte de Solano Lopez. Este requisito já havia sido cobiçado pelo Uruguai e Argentina já fazia tempo, e como uma forma de colocar um fim definitivo ao conflito e fortalecer a aliança com os países hermanos, ele levou a guerra até a queda de Solano.
O grande roubo
Lopez e as forças Paraguaias roubaram um navio mercador brasileiro e passaram a usar ele como uma máquina de guerra durante o conflito. Para os brasileiros isto foi um grande incômodo.
Qual o nível da Marinha Brasileira nos dias de hoje? Veja aqui!
Voluntários ou Pressão?
No decorrer da guerra, muitos brasileiros foram forçados a participar do conflito contra o Paraguai, embora a propaganda faça parecer que todos eram voluntários, a verdade não é bem assim.
Enriquecimento Brasileiro
Após a vitória contra o Paraguai, o Brasil tomou muitas terras e riquezas, trazendo grande lucro para a nação brasileira.
Doenças
Além do mar de sangue, esta guerra foi tomada por diversas doenças, muitos soldados paraguaios adoeceram com a cólera, devido a insalubridade criada pelo ambiente de guerra.
Você conhece a Auschwitz Japonesa? Clique Aqui
Comentários