Curiosidades Militares

10 Fatos históricos do mundo militar

0
10 Fatos históricos do mundo militar

Conheça dez fatos históricos do mundo militar que mudaram o futuro

Poucos foram os anos em que o planeta não vivenciou conflitos bélicos, se é que em algum momento isso aconteceu. Enraizado nos maiores fatos históricos da humanidade, o mundo militar está presente em nossa linha do tempo há mais tempo do que nossa mente pode contar, embora pudesse ter, inicialmente, apenas um conceito de preservação territorial em prol da sobrevivência.

Não muito longe em nossa trajetória, no século XX, observamos um período de grande desejo expansionista acompanhado por uma rápida evolução dos meios para tal. O resultado não poderia ser outro: um século repleto de conflitos armados que, para alcançar objetivos particulares, lançaram mão dos mais variados meios de inovação, autossuperação e, claro, superação do inimigo.

Dentro desses cerca de cem anos, o mundo militar protagonizou fatos históricos que mudaram o rumo da humanidade, seja de uma forma mais prática, como um meio de salvar uma vida por conta de métodos criados para suprir as necessidades militares, ou alterando o curso dos acontecimentos a nível mundial, através da explosão de uma bomba mortal jamais vista antes.

Confira agora dez fatos históricos do mundo militar que representam uma grande mudança para a humanidade.

Criação do raio-X portátil

Marie Curie, prestigiada cientista de renome mundial, trabalhou incansavelmente para que os militares franceses pudessem fazer uso dos enormes equipamentos de raios-x de forma mais eficaz e mais vidas de feridos das trincheiras da Primeira Guerra Mundial pudessem ser salvas.

Ela criou uma versão portátil do dispositivo, montada em um carro, que, em 1919, se tornou ainda mais portátil após passar por melhorias realizadas pelo americano Frederik Jones.

Assinatura do Tratado de Versalhes

Vagão onde foi assinado o Tratado de Versalhes, em 1919

Vagão onde foi assinado o Tratado de Versalhes, em 1919

Este fato histórico, ocorrido em 1919, foi responsável por redesenhar o mapa europeu e proporcionar as condições ideais para a ascensão do Nazismo, anos mais tarde. O sentimento de revanchismo alemão por conta das imposições do tratado foi também um dos fatores que culminaram no estourar da Segunda Guerra Mundial, afetando diretamente o mundo inteiro.

Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)

Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)

Após a realização de conferências de paz, no final da Segunda Guerra Mundial, o mundo militar pareceu se mostrar mais ameno em relação aos conflitos e uma nova tentativa de criar relações amistosas entre as nações passou a ser posta em prática. Em 24 de outubro de 1945, configurando um dos fatos históricos mais importantes do século, a ONU foi, enfim, formada.

Veja: 10 curiosidades sobre a Guerra do Vietnã

A criação da organização contou com a assinatura de 50 países, excluindo os pertencentes ao Eixo durante a Segunda Guerra Mundial, e hoje ela é símbolo da luta pela paz entre os países.

O soro fisiológico por via venosa e a transfusão de plasmasoro fisiológico

A infusão de soro fisiológico por via venosa foi descrita pela primeira vez como um tratamento para hemorragias graves durante a Primeira Guerra Mundial, porém, foi no decorrer da Guerra Civil Espanhola, de 1936 a 1939, que um fato histórico marcou um avanço ainda maior para a medicina: o soro foi substituído por plasma humano, concretizando com sucesso o que hoje conhecemos como transfusão sanguínea.

Criação da internet

ARPANET

Sem dúvida alguma um fato histórico de extrema importância não só para o mundo militar, mas também para o nosso cotidiano. Em busca de um meio de comunicação descentralizada, ou seja, que se mantivesse em funcionamento mesmo que parte dos Estados Unidos fosse destruído, a agência militar americana ARPA financiou o desenvolvimento da ARPANET, o primeiro nome da nossa querida internet.

Veja: Os Melhores Filmes de Guerra da Netflix até a Amazon Prime

Inicialmente, o acesso era exclusivo para o exército e, posteriormente, para uso acadêmico. Mais tarde, em 1994, sua comercialização foi liberada para o público em geral e hoje estamos aqui fazendo uso dessa tecnologia praticamente 24h por dia.

Dia D, a Invasão da Normandia

DIA D

Cerca de 1 milhão de soldados aliados cravaram seus nomes no que seria um dos fatos históricos  mais importantes do século e desembarcaram nas praias da Normandia, na França, no dia 6 de junho de 1944, representando o que hoje é tida como a maior operação anfíbia do mundo militar: a Operação Overlord, ou simplesmente Dia-D. Na ocasião, não apenas a França, mas também boa parte da Europa estava tomada pelo exército de Adolf Hitler e a vitória aliada no litoral representou o início da derrocada nazista, mudando, definitivamente, o curso da Segunda Guerra Mundial.

Lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki

Hiroshima após a explosão nuclear em 1945

Hiroshima após a explosão nuclear em 1945

Milhares de pessoas perderam a vida durante as explosões das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, no Japão. Grande parte das pessoas morreu imediatamente e outras milhares vieram a falecer no decorrer dos dias. A maioria civis.

Veja: 5 Maiores explosões nucleares na história militar

De uma forma desumana, o ataque nuclear dos Estados Unidos em solo japonês é um fato histórico que mudou o rumo dos acontecimentos que se seguiam na época. Após as duas explosões, uma no dia 6 e outra no dia 9 de agosto daquele ano, o Japão, enfim, resolveu baixar as armas e assinar sua rendição na Segunda Guerra Mundial, sob o custo de mais de 200 mil vidas japonesas.

O uso de antibióticos em tratamentos de rotina.Penicilina - Primeiro frasco

É verdade que a penicilina já havia sido descoberta desde 1928 por Alexander Fleming, no entanto, foi na Segunda Guerra Mundial que a droga passou a ser, de fato, utilizada na medicina prática. Na época, o mundo militar ainda carecia de métodos mais eficazes para o salvamento da vida dos soldados no campo de batalha.

Veja: Unidade 731: Uma Auschwitz do Japão

Com a droga no bolso dos militares, tratamentos rápidos puderam ser postos em prática independente do ambiente, combatendo, inclusive, infecções por bactérias que provocavam a gangrena. Assim, os antibióticos passaram a fazer parte de tratamentos de rotina e mudaram o mundo da medicina

Guerra Fria

EUA x URSS

De 1945 a 1989 o mundo vivenciou a maior batalha sem armas (há controvérsias) já vista entre os fatos históricos: a Guerra Fria. Em uma disputa com teor político, econômico, militar, social e tecnológico, Estados Unidos e URSS disputavam por poder e influência ideológica, sempre em busca de inovação e superação nos mais diversos campos.

Algumas das consequências da Guerra Fria incluem a ascensão do capitalismo em grande parte do globo terrestre, um grande desenvolvimento e avanço tecnológicos além da conhecida corrida espacial.

Criação do computador

ENIAC - Primeiro computador da História

ENIAC – Primeiro computador da História

Pequenos, leves, bonitos e com funções que vão de jogos à realização de trabalhos escolares. Esses são os computadores com os quais estamos acostumados a lidar atualmente, porém, isso só foi possível após surgir nos Estados Unidos o Eniac, o primeiro computador do mundo.

Veja: Alan Turing – Um herói da Segunda Guerra Mundial

Eniac foi projetado para o Exército Americano e tinha como objetivo revolucionar o mundo militar da época. Com mais de dois metros de altura, ocupava uma área de 15×9 metros e custou cerca de US$ 400 mil.

A construção dessa máquina militar terminou em 1946 e possibilitou a realização dos cálculos necessários para a construção da bomba de hidrogênio testada pelos EUA em 1952.

Advento do GPS

Militares utilizam um dispositivo GPS, em algum lugar desconhecido

Militares utilizam um dispositivo GPS, em algum lugar desconhecido

Outro grande fato histórico associado ao mundo militar é o advento do GPS. Assim como a internet, o Sistema de Posicionamento Global também era uma ferramenta destinada ao uso militar.

Inicialmente chamado de NAVSTAR, o GPS foi criado na década de 1960, mas somente em 1995 foi considerado um projeto finalizado. Hoje, essa tecnologia inovadora está presente até mesmo nos dispositivos mais simples e é de fácil acesso a todos.

Veja: O poder dos Drones de Guerra

O que achou de nosso artigo com 10 fatos históricos do mundo militar?

Clique para classificar este post!
[Total: 1 Média: 5]
Higor Mendes
Redator com cinco anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.

    Joseph Goebbels – O ministro da propaganda de Hitler

    Artigo anterior

    Qual o potencial militar da Ucrânia?

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.