Artigos

A batalha de Varsóvia em 1939

0
A batalha de Varsóvia em 1939

A batalha de Varsóvia de 1939 foi a maior batalha ocorrida durante a invasão da Polônia pela Alemanha Nazi, na Segunda Guerra Mundial. Ela envolveu, de um lado, as tropas da Alemanha e, do outro, tropas do Exército Polonês e uma pequena milícia de civis voluntários de Varsóvia.

A invasão e tomada de Varsóvia parecia uma ação extremamente fácil. Afinal, Os alemãs era superiores aos poloneses. Porém, uma grande resistência inesperada foi encontrada. Embora militarmente inferiores, os poloneses resistiram aos ataques da infantaria alemã. Mesmo com essa resistência a batalha de Varsóvia terminou após 16 dias de combate.

Em 1º de setembro de 1939, a Luftwaffe começava a bombardear a cidade polonesa e assim se iniciava a Segunda Guerra Mundial.

Soldados alemães nos subúrbios de Varsóvia em 1939

Soldados alemães nos subúrbios de Varsóvia em 1939

A luta em terra começou em 8 de setembro, quando os primeiros tanques alemães chegaram à área de Wola e aos subúrbios do sul e oeste da cidade. O cerco à cidade durou até 28 de setembro. No dia seguinte, aproximadamente cem mil soldados poloneses deixaram a cidade ou foram aprisionados. Só em 1° de outubro, a Wehrmacht entrou em Varsóvia.

Entre os poloneses, houve aproximadamente 6.000 mortos e 16.000 feridos. Após terem sido capturados, cerca de 5.000 oficiais e 97.000 soldados e sub-oficiais foram feitos prisioneiros. Entre a população civil, houve 25.800 mortos e aproximadamente 50.000 feridos. Como resultado dos bombardeios, muitos edifícios da cidade ficaram destruídas.

A ocupação alemã durou até a libertação da cidade, pelos aliados, em 17 de janeiro de 1945.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

EUA deixaram 80 milhões de bombas não detonadas no Laos

Artigo anterior

7 Curiosidades da Guerra do Vietnã que talvez você não saiba

Próximo artigo

Comentários

Os comentários estão fechados.

Mais Artigos