A batalha de Varsóvia de 1939 foi a maior batalha ocorrida durante a invasão da Polônia pela Alemanha Nazi, na Segunda Guerra Mundial. Ela envolveu, de um lado, as tropas da Alemanha e, do outro, tropas do Exército Polonês e uma pequena milícia de civis voluntários de Varsóvia.
A invasão e tomada de Varsóvia parecia uma ação extremamente fácil. Afinal, Os alemãs era superiores aos poloneses. Porém, uma grande resistência inesperada foi encontrada. Embora militarmente inferiores, os poloneses resistiram aos ataques da infantaria alemã. Mesmo com essa resistência a batalha de Varsóvia terminou após 16 dias de combate.
Em 1º de setembro de 1939, a Luftwaffe começava a bombardear a cidade polonesa e assim se iniciava a Segunda Guerra Mundial.
A luta em terra começou em 8 de setembro, quando os primeiros tanques alemães chegaram à área de Wola e aos subúrbios do sul e oeste da cidade. O cerco à cidade durou até 28 de setembro. No dia seguinte, aproximadamente cem mil soldados poloneses deixaram a cidade ou foram aprisionados. Só em 1° de outubro, a Wehrmacht entrou em Varsóvia.
Entre os poloneses, houve aproximadamente 6.000 mortos e 16.000 feridos. Após terem sido capturados, cerca de 5.000 oficiais e 97.000 soldados e sub-oficiais foram feitos prisioneiros. Entre a população civil, houve 25.800 mortos e aproximadamente 50.000 feridos. Como resultado dos bombardeios, muitos edifícios da cidade ficaram destruídas.
A ocupação alemã durou até a libertação da cidade, pelos aliados, em 17 de janeiro de 1945.
Comentários