A internet mudou a dinâmica das guerras?
A internet mudou a dinâmica das guerras, e isso é inegável. Mas você sabe no que exatamente consiste esta mudança?
Um dos acontecimentos mais curiosos que puderam ser constatados nestes últimos tempos foi a presença do Google Maps dentro das estratégias de guerra.
No conflito entre Ucrânia e Rússia, os soldados de ambos os lados fizeram proveito dos mapeamentos do Google Maps para encontrar atalhos e analisar os congestionamentos.
O mundo realmente mudou, portanto as dinâmicas das guerras também foram influenciadas pela nova era digital.
Além do Google Maps, outra questão que vem gerando bastante debates é o rastreamento via redes sociais.
Uma base militar dos Ucrânianos foi rastreada por culpa de uma postagem que um soldado fez no instagram. Os Russos são conhecidos por possuírem hackers habilidosos. E um descuido nas redes sociais pode ser fatal.
A internet mudou a guerra
Quem diria que o mero capricho de postar uma foto no instagram no meio de uma guerra poderia gerar uma catástrofe?
O soldado voluntário que se empenhou em ajudar a Ucrânia não mensurou as dimensões de uma guerra moderna. Pouco tempo após a postagem a base militar foi alvo de mísseis russos que pulverizaram completamente a base, os soldados e todos os equipamentos do local.
A internet se tornou uma arma durante a guerra. E para os distraídos ela se tornou uma armadilha, ou até mesmo a ‘’morte’’.
A guerra vai muito além do condicionamento físico. É preciso ter uma mente apurada, e ser detalhista em todos os pontos possíveis.
Você imaginava que até mesmo as redes sociais pudessem ser utilizadas para estratégias de guerra?
Comentários