Artigos

Alemanha: Chanceler aposta em uma nova potência militar

0
Alemanha: Chanceler aposta em uma nova potência militar
Alemanha: Chanceler aposta em uma nova potência militar

Alemanha: Chanceler aposta em uma nova potência militar

A Alemanha está com sérias preocupações por conta do crescimento das tensões mundiais.

Não é novidade que o exército alemão do século 21 se tornou uma sombra daquilo que costumava ser no passado. 

Apesar de a Alemanha ser uma potência econômica, eles possuem um poder bélico sucateado, que inclusive é muito inferior ao que possuíam há 100 anos atrás.

Os alemães temem o crescimento russo, e o Chanceler Olaf Scholz vem demonstrando desespero. Ele anunciou que aumentará os investimentos militares com urgência, e pretende transformar a Alemanha em uma potência bélica.

Alemanha: Chanceler quer o retorno de uma potência

Olaf Scholz pretende romper uma tendência que foi instaurada na Alemanha desde o fim da segunda guerra mundial. Devido inúmeras sanções, a Alemanha teve seu poder militar enfraquecido, mas o contexto atual é completamente diferente.

É fato que no contexto militar a atual Alemanha não possui nenhum meio de fazer frente às potências militares. Mas ao que tudo indica, Olaf pretende mudar essa situação, buscando transformar a Alemanha em um país respeitável e temível.

Veja: Por que a Alemanha deixou de ser uma potência militar?

Olaf é o sucessor da liderança alemã, possui pensamentos políticos muito diferentes de Angela Merkel. Alguns defendem a ideia de fortalecer o território alemão, e outros enxergam a situação com ressalva, por conta dos traumas gerados por antigos ‘’líderes’’ alemães que mancharam a história.

Provavelmente os outros membros da União Europeia apoiaram as decisões de Olaf, levando-se em conta que enxergam Putin como uma ameaça à Europa ocidental. Mas apenas a história poderá nos dizer se esta decisão será boa ou ruim para o futuro.

A Alemanha já não é a mesma do século 20, mas ainda assim há muitos especialistas que criticam a ideia da Alemanha voltar a defender um crescimento militar em seu território, deste modo a opinião social se torna dividida quanto a esta emblemática decisão de Olaf.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    Coquetel Molotov: entenda como surgiu e como é usada a principal arma da guerrilha urbana

    Artigo anterior

    Lista dos jatos de combate que já voaram ou ainda voam pela FAB

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos