Alemanha: Chanceler aposta em uma nova potência militar
A Alemanha está com sérias preocupações por conta do crescimento das tensões mundiais.
Não é novidade que o exército alemão do século 21 se tornou uma sombra daquilo que costumava ser no passado.
Apesar de a Alemanha ser uma potência econômica, eles possuem um poder bélico sucateado, que inclusive é muito inferior ao que possuíam há 100 anos atrás.
Os alemães temem o crescimento russo, e o Chanceler Olaf Scholz vem demonstrando desespero. Ele anunciou que aumentará os investimentos militares com urgência, e pretende transformar a Alemanha em uma potência bélica.
Alemanha: Chanceler quer o retorno de uma potência
Olaf Scholz pretende romper uma tendência que foi instaurada na Alemanha desde o fim da segunda guerra mundial. Devido inúmeras sanções, a Alemanha teve seu poder militar enfraquecido, mas o contexto atual é completamente diferente.
É fato que no contexto militar a atual Alemanha não possui nenhum meio de fazer frente às potências militares. Mas ao que tudo indica, Olaf pretende mudar essa situação, buscando transformar a Alemanha em um país respeitável e temível.
Veja: Por que a Alemanha deixou de ser uma potência militar?
Olaf é o sucessor da liderança alemã, possui pensamentos políticos muito diferentes de Angela Merkel. Alguns defendem a ideia de fortalecer o território alemão, e outros enxergam a situação com ressalva, por conta dos traumas gerados por antigos ‘’líderes’’ alemães que mancharam a história.
Provavelmente os outros membros da União Europeia apoiaram as decisões de Olaf, levando-se em conta que enxergam Putin como uma ameaça à Europa ocidental. Mas apenas a história poderá nos dizer se esta decisão será boa ou ruim para o futuro.
A Alemanha já não é a mesma do século 20, mas ainda assim há muitos especialistas que criticam a ideia da Alemanha voltar a defender um crescimento militar em seu território, deste modo a opinião social se torna dividida quanto a esta emblemática decisão de Olaf.
Comentários