Artigos

Atentado de sarajevo, o ataque levou à deflagração da Primeira Guerra Mundial

0
Atentado de sarajevo, o ataque levou à deflagração da Primeira Guerra Mundial

Início » Artigos » Atentado de sarajevo, o ataque levou à deflagração da Primeira Guerra Mundial

Conheça o Atentado de Sarajevo, o ataque que deflagou a Primeira Guerra Mundial

O estudante sérvio chamado Gavrilo Princip, de 19 anos, pertencente a uma associação secreta conhecida como Mão Negra, assassinou o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria, e sua esposa. O atentado de sarajevo acabou deflagrando a Primeira Guerra Mundial.

Ocorrido na cidade de Sarajevo, na Bósnia, em 28 de junho de 1914, o Atentado de Sarajevo culminou com a declaração de guerra contra a Sérvia por parte do Império Austro-Húngaro. Os países europeus foram, um a um, arrastados para o conflito, que durou quatro anos, de 1914 a 1918.

Francisco Ferdinando foi morto a tiros, a curta distância, enquanto passeava por Sarajevo. A visita era uma tentativa do império, com sede em Viena, de demonstrar força na capital bósnia.

O atentado de Sarajevo foi executado por Gavrilo Princip, membro da organização nacionalista sérvia denominada Mão Negra, que tinha como objetivo o rompimento das províncias eslavas do sul com a Áustria-Hungria e a criação da Grande Sérvia.

Gavrilo Princip era um dos sete conspiradores espalhados em pontos nevrálgicos da cidade de Sarajevo. Eram todos jovens, entre 17 e 20 anos, membros do movimento nacionalista que pretendia uma Grande Sérvia e inimigos da monarquia dos Habsburg.

A declaração de guerra que deflagraria o primeiro grande conflito mundial foi feito pelo Império Austro-Húngaro à Sérvia a 28 de julho. Foi a primeira de uma série, que acabaria envolvendo toda a Europa.

Comandante do ataque

O Comandante do atentado de saravejo foi o chefe do Departamento Sérvio de Informações, brigadeiro Dragutin Dimitrijevic. Seu objetivo foi evitar que se concretizasse a ideia de Francisco Ferdinando, que queria aumentar a influência dos eslavos em detrimento dos húngaros.

Em outubro de 1914, os envolvidos no atentado foram julgados. Entre eles, Vaso Djobrilovic, que foi condenado a 16 anos de prisão. Mais tarde, acabou sendo ministro durante cinco anos sob o governo de Tito.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]

WebStories da Fatos Militares

Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

Homem-bomba mata quatro pessoas em base da Otan no Afeganistão

Artigo anterior

Documentário – A Segunda Guerra Mundial Vista do Espaço

Próximo artigo

Comentários

Os comentários estão fechados.

Mais Artigos