Conheça a Batalha de Iwo Jima, uma das mais conhecidas batalhas da Segunda Guerra Mundial

A Batalha de Iwo Jima começou em 19 de fevereiro de 1945 e terminou em 26 de março do mesmo ano. A invasão americana, denominada Operação Detachment, tinha como objetivo conquistar a ilha que está a 1.050 Km de Tóquio.

A Ilha tem apenas 8 km de comprimento e 4 Km de largura. Estava atulhada de combatentes japoneses veteranos, com ordem de lutar até a morte. Os reforços estavam profundamente entrincheirados na macia rocha vulcânica. Um dos labirintos tinha 23 m de profundidade e podia abrigar dois mil soldados. Eles estavam armados com artilharia média e pesada, baterias antiaéreas, metralhadoras leves e pesadas, morteiros e tanques.


Durante vários meses antes da Batalha de Iwo Jima, a ilha foi bombardeada por aviões que decolavam de porta-aviões e por canhões navais, Mas isso teve pouco efeito sobre os defensores subterrâneos.

Conheça os maiores mistérios não resolvidos da Segunda Guerra Mundial

Na manhã de 19 de fevereiro de 1945 (início da Batalha de Iwo Jima), uma armada de 450 navios da 5ª Frota dos Estados Unidos reuniu-se em Iwo Jima. Um total de 482 lanchas de desembarque sortidas levaram para terra os homens de oito batalhões de fuzileiros navais americanos, e a primeira onda chegou à praia por volta das 9h da manhã. eles desembarcaram quase sem oposição. Só depois de transpostas as primeiras dunas os soldados foram derrubados pelo fogo de francos-atiradores japoneses escondidos em cavernas. Cada soldado japonês estava encarregado de matar dez americanos.

Batalha de Iwo Jima - De ilha em ilha
Uma imagem aérea que foi tomada como a primeira onda de fuzileiros navais em Iwo Jima. No total, cerca de 110 mil fuzileiros navais, marinheiros e aviadores participaram da batalha contra as forças japonesas na ilha. – Batalha de Iwo Jima

No primeiro dia, 566 fuzileiros navais americanos morreram ou ficaram à beira da morte. No entanto, cerca de trinta mil desembarcaram até o fim do dia, já com vantagem numérica sobre os japoneses.

Mas, os fuzileiros permaneceram presos a uma pequena cabeça de praia, sob fogo quase perpétuo. logo os japoneses viram-se com escassez de munição e água.

Na manhã de 23 de fevereiro, os fuzileiros navais da Companhia E do 2ª Batalhão sobreviveram à traiçoeira escalada até o alto do monte Suribachi, um vulcão extinto que, com 165 m de atitude. é o ponto culminante de Iwo Jima para desfraldar uma pequena bandeira americana. Duas horas depois, quando a encosta finalmente foi limpa, uma bandeira, com 2,4 m de comprimento, trazida de um navio de desembarque de tanques, foi içado por cinco fuzileiros e um paramédico hospitalar da marinha. Esse momento famoso foi registrado pelo foto-jornalista Joe Rosenthal, rendeu-lhe um Prêmio Pulitzer. Três dos seis homens na foto morreram mais tarde na Ilha, Há uma escultura da ceba em tamanho natural em um memoria de guerra, em Washington.

Você já viu essas impressionantes fotografias tiradas durante a Batalha de Iwo Jima ?


Mais tarde, os fuzileiros navais voltaram para eliminar com lança-chamas os japoneses nos túneis e cavernas. Cerca de vinte mil morreram em combate até a ilha ser assegurada em 26 de março. Outros mil foram aprisionados, enquanto 6.820 fuzileiros navais morreram e 19.200 ficaram feridos.

De acordo com a Associação de Veteranos de Iwo Jima, cerca de um terço de todos os fuzileiros mortos em ação na Segunda Guerra Mundial caiu na ilha, e 27 Medalhas de Honra do Congresso foram conferidas por ações na Batalha de Iwo Jima.

Batalha de Iwo Jima - De ilha em ilha
Marines atacam uma posição defensiva japonesa a uma curta distância com lança-chamas. Os lança-chamas eram uma arma eficaz para queimar os soldados japoneses entrincheirados que, de outra forma, teriam lutado contra a morte e custaria mais vidas – Batalha de Iwo Jima

Fatos interessantes

A famosa imagem da Bandeira dos EUA levantada em Iwo Jima não foi na verdade a primeira bandeira levantada pelos EUA. Outro poste de bandeira menor havia sido colocado lá anteriormente.

Embora os EUA tivessem mais soldados feridos em Iwo Jima do que os japoneses, os japoneses tiveram muitas mortes. Isto foi porque os japoneses decidiram lutar até a morte. Dos 18 mil soldados japoneses, apenas 216 foram presos. O resto morreu na batalha.

Cerca de 6.800 soldados americanos morreram na Batalha de Iwo Jima.

O governo dos EUA concedeu 27 soldados à Medalha de Honra por sua bravura durante a batalha.

Havia seis homens na famosa imagem mostrando a bandeira dos EUA sendo criada. Três foram mortos mais tarde na batalha. Os outros três tornaram-se celebridades famosas nos EUA.

Os japoneses criaram 11 milhas de túneis dentro da ilha de Iwo Jima.

Cronograma da batalha de Iwo Jima

14 de julho de 1944 Iwo Jima, Chichi Jima e Haha Jima foram alvo ataques aéreos pela primeira vez, enquanto os bombardeiros PB4Y da US Navy Bombay Squadon, com sede em Isley Field, Ilhas Marianas, caíram bombardeando os aeródromos. Nos Estados Unidos, o chefe geral da USAF, Hap Arnold, alertou a equipe de planejamento sobre os novos caças japoneses Ki-84. Por precaução, ele recomendou ataques contra os aeródromos deIwo Jima, assim poderiam danificar as novas aeronaves.
1 de janeiro de 1945 19 bombardeiros americanos B-24 com base em Saipan, Ilhas Marianas atingiram posições japonesas em Iwo Jima.
5 de janeiro de 1945 Cruzadores norte-americanos, destroyers e aeronaves transportadoras atacaram as Ilhas Bonin. Em Iwo Jima, um navio de desembarque japonês foi afundado pelo fogo dos destroyers. Em Chichi Jima, o destroyer USS Fanning afundou um cargueiro japonês por tiros e um torpedo, enquanto o destroyer USS David W. Taylor foi danificado por uma mina.
29 de janeiro de 1945 19 bombardeiros B-24 americanos baseados em Guam, Ilhas Marianas atacaram Iwo Jima, Japão.
16 de fevereiro de 1945 USS Yorktown (Essex-class) e TF58 atingem a área de Honshu no Japão, nos primeiros ataques aéreos contra as ilhas residenciais japonesas, desde o ataque Doolittle em 18 de abril de 1942.
17 de fevereiro de 1945 USS Yorktown (Essex-class) e TF58 atingem a área de Tóquio de Honshu, Japão, antes de se dirigirem para as Ilhas Bonin.
18 de fevereiro de 1945 USS Yorktown (Essex-class) bombardeou as instalações em Chichi Jima, Ilhas Bonin
19 de fevereiro de 1945 Às 9:05 h, o primeiro dos 30 mil marines dos EUA desembarcou em Iwo Jima, depois de um pesado bombardeio naval.
20 de fevereiro de 1945 USS Yorktown (Essex-class) lançou ataques durante 3 dias como suporte a tropas em Iwo Jima, Ilhas Bonin.
23 de fevereiro de 1945 Os marines dos EUA e um corpo de armas da Marinha levantaram uma bandeira americana no topo do monte Suribachi em Iwo Jima, no Japão.
25 de fevereiro de 1945 USS Yorktown (Essex-class) lançou ataques em torno de Tóquio, no Japão.
6 de março de 1945 28 P-51 Mustang e 12 aeronaves P-61 Black Widow pousaram em Iwo Jima, Japão.
14 de março de 1945 A ilha de Iwo Jima foi declarada conquistada por Chester Nimitz, observando que “O governo do Império japonês não tinha mais poder na ilha”, mas a luta continuaria.
18 de março de 1945 USS Yorktown (classe Essex) chegou à área de operação do Japão e começou a lançar ataques em aeródromos em Kyushu, Honshu e Shikoku. O grupo sofreu ataques aéreso quase no início da operação. Yorktown foi atingida por uma única bomba que matou 5, mas teve poucos danos.
19 de março de 1945 USS Yorktown (Essex-classe) continuou os ataques aéreos contra as três ilhas mais ao sul do Japão.
25 de março de 1945 Tadamichi Kuribayashi faleceu em Iwo Jima. Ele teria cometido suicídio, mas seu corpo nunca foi encontrado.
26 de março de 1945 Os japoneses organizaram uma ataque final suicida com 200-300 homens em Iwo Jima. Fim da Batalha de Iwo Jima
29 de março de 1945 USS Yorktown (Essex-classe) lançou duas incursões e uma missão de reconhecimento fotográfico sobre Kyushu, Japão. Um único Yokosuka D4Y atacou o navio, mas perdeu o controle em cerca de 60 pés.
5 de abril de 1945 Os americanos estabeleceram uma base aérea avançada em Iwo Jima, Japão.
Batalha de Iwo Jima – De ilha em ilha
5 (100%) 1 Voto[s]


Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here