ArtigosMundo

China VS Taiwan: Entenda o impacto da visita de Nancy Pelosi

0
China VS Taiwan: Entenda o impacto da visita de Nancy Pelosi
China VS Taiwan: Entenda o impacto da visita de Nancy Pelosi

China VS Taiwan: O conflito político e ideológico entre os dois territórios já possui décadas.

Taiwan originalmente era um território chines, mas passou por diversas reivindicações. Acompanhe o artigo para compreender a história de Taiwan e qual o impacto da visita de Nancy Pelosi.

China VS Taiwan: A ilha de Taiwan já pertenceu à China, Portugal, Holanda e Japão sucessivamente, embora sua origem seja nitidamente como um território chines. Hoje a China os enxerga como um território chinês rebelde, enquanto eles se enxergam como um país autônomo e soberano. 

China mobiliza seu exercito após chegada de Nancy em Taiwan

China mobiliza seu exercito após chegada de Nancy em Taiwan

Os chineses nutrem um rancor muito grande por todas as vezes que os países ocidentais interferiram na China, e até hoje eles conectam o movimento separatista de Taiwan a influência ocidental sobre a ilha, independentemente de existir ou não uma verdade nesta alegação, o fato é que Taiwan vem se esforçando para conquistar sua independência e se livrar das mãos da China.

Taiwan é um país?

Oficialmente Taiwan não é considerado um país, apenas 13 nações o reconhecem como um país oficial. Ou seja, ele é um território independente com status ambíguo, sendo considerado um território rebelde por grande parte do mundo. Desde 2005 os chineses declararam que qualquer forma de países externos apoiar a independência de Taiwan seria visto como uma declaração de guerra à República Popular da China. E é exatamente neste ponto que Nancy Pelosi ganha uma participação um tanto quanto catastrófica na visão de analistas do cenário geopolítico.

A visita de Nancy Pelosi a Taiwan

Nancy Pelosi é presidente da câmara dos deputados dos Estados Unidos da América. Ela é do partido Democrata e é praticamente o braço direito de Joe Biden, e muito possivelmente será a candidata à presidência que será lançada pelos democratas nos próximos anos.

Desde que os USA anunciaram que Pelosi visitaria Taiwan para realizar uma reunião, o governo chinês demonstrou um enorme repúdio a essa possibilidade. Alegando que a visita de Pelosi seria uma declaração de guerra e que poderiam até mesmo derrubar o avião da deputada caso voasse até Taiwan.

Nancy Pelosi

Nancy Pelosi

O grande motivo de todo este conflito está atrelado ao fato de que ao enviarem Pelosi para Taiwan, seria como se os Estados Unidos estivessem reconhecendo a soberania e independência de Taiwan de maneira indireta. Ou seja, para os chineses este ato é uma afronta política e ideológica, além de ser visto como uma afronta à soberania da China.

O cenário torna- se ainda mais caótico levando-se em conta o descontentamento dos chineses em relação ao fortalecimento militar que os americanos estão concedendo a Taiwan. O que significa que de forma indireta os americanos estão afrontando a China.

China VS Estados Unidos

A China é o terceiro país mais poderoso do mundo no quesito militar, enquanto os USA são o número um em questão de poder bélico. E apesar dos avisos que os chineses deram em relação à visita de Pelosi, alegando que atacaria qualquer nação que desrespeitasse seus avisos, o fato é que a China não quer comprar uma briga com o exército americano, pelo fato de serem um inimigo mais poderoso do que eles. 

Também é fato que os chineses enxergam os americanos como inimigos a muito tempo, apesar de possuírem interesses econômicos em manter boas relações comerciais com os mesmos. Então se eles forem se enfrentar, muito provavelmente será em uma guerra por procuração em China VS Taiwan.

Veja também: O conflito entre China e Japão

Nancy chegou a Taiwan

Hoje Nancy Pelosi chegou a Taiwan (terça feira 02/08/2022). E obviamente os chineses não derrubaram o avião apesar das ameaças. Mas ainda assim é muito provável que ocorram represálias, sejam elas no âmbito comercial, político ou até mesmo militar.

Caso ocorram represálias militares, certamente não serão ataques contra os americanos em si, mas sim um ataque contra Taiwan com o intuito de não dar espaço para que Taiwan avance mais passos em direção a liberdade, e muito menos obtenham muito espaço para serem fortalecidos militarmente pelos americanos.

Ou seja, nos próximos dias talvez ocorram grandes surpresas (no sentido negativo é claro). Mas uma guerra entre China e Estados Unidos é a última dessas possibilidades, isso só ocorrerá quando não houver nenhuma outra possibilidade para nenhuma das grandes potências.

Qual o potencial militar da Ucrânia? Conheça a nova potência militar!

Clique para classificar este post!
[Total: 3 Média: 5]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    O que foi o Tratado de Tordesilhas?

    Artigo anterior

    Senta a Pua: FAB na Segunda Guerra Mundial

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos