Conheça algumas curiosidades sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial
Muitos de vocês não conhecem os feitos do Brasil durante a segunda guerra, com isso, fizemos uma pequena seleção de curiosidades sobre o brasil na segunda guerra. Veja também:
Vejam: 7 filmes que você tem que assistir sobre a Segunda Guerra Mundial
O tratado feito entre os aliados e o Brasil era de enviar mais de 80 mil brasileiros para guerra, que atuariam na Campanha do Norte da África. Porém como o processo de alistamento demorou a maré da guerra mudou.
Durante a guerra os aliados tiveram dezenas de bases aéreas, onde os bombardeiros pousavam para reabastecer e ir para o front [Ex.: Parnamirim Airfield], Logo o Brasil se tornou muito importante geopoliticamente para os aliados.
O maior partido nazista fora da Alemanha se encontrava no Brasil.
O major-brigadeiro Othon Correia Netto realizou 57 missões bem-sucedidas, mas na 58ª, quando chefiava uma esquadrilha num ataque à ponte Casarsa, na Itália, seu caça foi derrubado. Era dia 26 de março de 1945. Othon foi capturado e mantido num campo de concentração nazista na Alemanha até 29 de abril.
As italianas gostavam mais dos brasileiros, o que gerou até pancadaria no clube de oficias da FAB em Pisa, pois os americanos não conseguiam chamar a atenção das italianas e se irritaram com os brasileiros.
Um aviador brasileiro após ser abatido viu um contingente militar chegando próximo de sua queda. Dizem que ele só parou de correr quando algum dos militares gritou: PARA DE CORRER FILHO DA P#*@, TROPA BRASILEIRA AQUI.
O 1 Grupo de Aviação de Caça da FAB recebeu uma medalha dada exclusivamente para os americanos [Presidencial Unit Citation] , porém o desempenho dos aviadores brasileiros foi tão assustador que decidiram abrir uma exceção.
Existia uma rádio clandestina atrás das linhas inimigas que transmitiam mensagens nazifascistas para tentar desmotivar os brasileiros, e quem trabalhava nessa rádio eram dois brasileiros .
Durante uma rendição um brasileiro encontrou seu melhor amigo de infância, em meio a soldados alemães presos pela FEB.
O Brasil foi convidado pelos aliados a ocupar a Áustria, porém houve recusa por parte dos militares superiores pela instabilidade política brasileira na época.
Um aviador brasileiro [Rui Moreira Lima] ao pousar em emergência numa base da RAF encontrou um piloto brasileiro/inglês o Frederick Tate, que fez o brasileiro tomar um porre tão grande que o brasileiro entrou em coma alcoólico.
Os brasileiros tinham a mania de roubar jipes dos americanos que largavam em qualquer canto e iam encher a cara, era só pintar o simbolo do EB em cima e nunca iriam desconfiar.
A tropa brasileira foi a única das nações aliadas a render uma divisão alemã inteira.
Um esquadrão da RAF inteiro foi financiado por brasileiros, como homenagem o esquadrão recebeu o nome de RAF 193 Squadron Bellows-Brazil.
Os soldados brasileiros durante a guerra, apelidaram a mortífera mg-42 de Lurdinha.
Batalhas vencidas pela FEB: Massarosa, Camaiore, monte Prano, monte Acuto, San Quirico, Gallicano, Barga, monte Castello, La Serra, Castelnuovo, Soprassasso, Montese, Paravento, Zocca, Marano Su Parano, Collecchio e Fornovo.
FONTES:
SENTA A PUA – A Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial
Rui Moreira Lima
Crônicas da Guerra na Itália
Rubem Braga
1942 – O Brasil E Sua Guerra Quase Desconhecida
João Barone
O Lapa Azul 60 min
A Cobra Fumou 94 min
Senta a Pua! 112 min
O Brasil na Batalha do Atlântico 82 min
Coitado dos americanos, alemães, ingleses e franceses, nem imaginariam um Nelson Piquet, Ayrton Senna, Hélio Castro Neves, Ricardo Moreno, Barichello nem o Brasil sabia que os brazucas eram tão habilidosos com as máquinas de todo o tipo,inclusive as voadoras, depois do MMA e da AFC hoje eles entendem porque os soldadinhos da FEB eram tão briguentos… mas naquela época o mundo nem o Brasil conhecia a índole dos brazucas…. hoje o papo é outro, todo mundo sabe que mexer com brazuca é fria
Br não perdoa nem na guerra e nem os aliados, muito foda :v