Biden vai enviar 40 bilhões de dólares em armamentos para Ucrânia
Qual o significado dos Estados Unidos aprovarem o envio de 40 bilhões de dólares em armamentos para auxiliar Zelensky no macro contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia?
Não é todo dia que os Estados Unidos envia um valor tão expressivo para auxiliar a defesa de um país. Mesmo se tratando do país mais rico do mundo, 40 bilhões de dólares é equivalente a quase 10% do orçamento militar anual dos EUA. Valor o qual é extremamente significativo.
Esses equipamentos farão uma diferença enorme no rumo da guerra, será suficiente para prolongar o arsenal de Zelensky por um longo tempo, além de fortalecer o exército Ucraniano em uma proporção nunca vista antes.
Vale lembrar que recentemente ocorreram diversos outros envios auxiliares de armamentos para a Ucrânia, onde alguns deles também chegaram na casa dos bilhões de dólares.
É evidente que apesar das ajudas humanitárias, a principal preocupação dos EUA no momento é conter o exército Russo. O Ocidente teme que Putin insista em invadir mais países após a Ucrânia. Apesar de não haver nenhum fato concreto que leve respostas precisas quanto a isso.
Estados Unidos pretende enfrentar a Rússia?
Nesse momento os EUA ainda preferem evitar um confronto direto. Aparentemente o intuito é frear a investida Russa equipando os Ucranianos com armamentos mais avançados. Mas se a Ucrânia cair, e a ameaça Russa crescer sobre a perspectiva da OTAN, muito provavelmente os EUA tomaram medidas mais drásticas. E em último caso talvez ocorra de fato uma terceira guerra mundial.
Mas ainda é cedo para ter certeza, o cenário geopolítico se torna nebuloso em períodos de guerra, o que dificulta ainda mais a realização de análises precisas.
Mas tudo indica que essa guerra ainda está bem longe de ter um fim, e como todos sabem, os Russos possuem táticas de guerras a longo prazo. Portanto isso pode ser um grande problema para a perspectiva de muitos países do ocidente.
Comentários