Quais são os países sem forças armadas?
Tópicos
Há milhares de motivos que ressaltam a importância de uma nação possuir uma , entre elas a mais notória é a manutenção da soberania nacional. Mas apesar disso, existem algumas exceções a regra, há vinte e um países no mundo que não possuem um exército.
Vale ressaltar que a termologia ‘’Forças Armadas’’ é referente a qualquer força de defesa armada que seja financiada pelo Estado, podendo ser utilizada em operações externas ou internas. Em alguns países da lista há a presença de forçar militarizadas, a qual não configura como força armada propriamente dita, entre eles estão Monaco e Islândia.
Veja também: O menor exército do Mundo
Muitos dos países da lista possuem acordos com países militares para que tenham sua defesa territorial garantida, um exemplo bem conhecido é o de Mónaco, o qual é protegido oficialmente pela França.
Lista de países sem forças armadas:
- Dominica
- Kiribati
- Liechtenstein
- Ilhas Marshall
- Estados Federados da Micronésia
- Nauru
- Palau
- Samoa
- Ilha Salomão
- Tuvalu
Lista de países que não possuem oficialmente forças militares, mas contam com a presença de forças paramilitares:
- Andorra
- Costa Rica
- Granada
- Islândia
- Mauricia
- Monaco
- Panamá
- Santa Lucia
- São Vicente e Granadinas
- Vanuatu
- Vaticano
Casos especiais:
Há países que apesar de não possuírem um exército oficialmente, possuem órgãos de eficácia semelhante, e o Japão se enquadra nessa posição. Apesar do artigo 9 da Constituição japonesa tirar a possibilidade de constituir um exército, o Japão possuí as forças de autodefesa do Japão, que é uma espécie de extensão de seu órgão policial, mas é responsável pela defesa do território nacional, de modo que atue como um exército.
Outra situação semelhante é observada no Haiti, que já possuiu um exército, mas o dissolveu através das escolhas de um ex-presidente haitiano, e apesar disso, constituíram uma força que atua de forma semelhante, seus órgãos paramilitares possuem um efetivo maior e mais equipado do os exércitos de países vizinhos.
Comentários