Todo mundo já viu a foto da bandeira norte-americana levantada no topo do Monte Suribachi, aqui estão mais 10 fotos tiradas durante a batalha de Iwo Jima.

A Batalha de Iwo Jima conhecida também como Operação Detachment, foi travada entre os Estadunidenses e o Japão, começando em fevereiro de 1945 e terminando em março do mesmo ano, durante a Campanha no Pacífico, na Segunda Guerra Mundial. Como consequência da batalha, os EUA ganharam controle da ilha de Iwo Jima e os campos aéreos localizados na mesma.

Sem dúvida, Iwo Jima foi uma das batalhas mais sangrentas da campanha no Pacífico. Todo mundo já viu a foto icônica da bandeira levantada no cume do Monte Suribachi, mas essa foto sozinha nem começa a contar o conto de Iwo Jima.

Poucas pessoas conseguem passar nesse Quiz da WW2, você consegue?

Aqui estão mais 10 fotos tiradas no Iwo Jima que talvez você não tenha visto.

Dando um cigarro ao inimigo

Soldado americano dando um cigarro ao soldado japonês em Iwo Jima
Um soldado japonês estava jogando em um buraco até que dois Marines o encontrou. Depois de mover uma granada que estava perto do soldado japonês, os fuzileiros navais garantiram que ele não estava preso no buraco. Então ofereceram ao homem um cigarro antes de levá-lo preso.




Fuzileiro Naval com um gato da “Guerra”

Um Soldado segurando um gatinho em Iwo Jima
Cpl. Edward Burckhardt encontrou este gatinho na base do Monte Suribachi enquanto os Marines estavam avançando. Esta imagem mostra um lado completamente diferente da sangrenta luta pelo Monte Suribachi.

Fuzileiros Navais desembarcando nas Praias de Iwo Jima

Fuzileiros Navais desembarcando nas Praias de Iwo Jima
Esta foto foi tirada momentos antes que os fuzileiros a bordo da embarcação de desembarque atingissem as praias de Iwo Jima. Este foi apenas o começo da conquista.






USAF cumprindo seu papel na Batalha

Bombas sendo lançadas de um bombardeiro americano durante a Conquista de Iwo Jima
As bombas caem da escotilha de uma aeronave da USAF, numa corrida para destruir as defesas japonesa da ilha.

Vista aérea da primeira onda

Vista aérea da primeira onda de desembarque em Iwo Jima
Uma imagem aérea que foi tomada como a primeira onda de fuzileiros navais em Iwo Jima. No total, cerca de 110 mil fuzileiros navais, marinheiros e aviadores participaram da batalha contra as forças japonesas na ilha.

Destruindo as defesas japonesa

Bloqueios japoneses sendo destruido pelos fuzileiros em Iwo Jima
Uma imagem tirada por W. Eugene Smith que estava na capa da revista Time & Life mostra a destruição de uma casamata japonesa por um grupo de fuzileiros navais americano.

Fogo na Casamata inimiga

Marines lançando fogo contra uma posição japonesa em Iwo Jima
Marines atacam uma posição defensiva japonesa a uma curta distância com lança-chamas. Os lança-chamas eram uma arma eficaz para queimar os soldados japoneses entrincheirados que, de outra forma, teriam lutado contra a morte e custaria mais vidas.




Uma fotografia de cima e para baixo de um tanque de Sherman

Um tank sherman em Iwo jima
Um recurso valioso na Guerra. Os tanques de apoio para os soldados de infantaria eram essenciais. A imagem mostra uma vista de cima para baixo de um tanque Sherman enquanto desembarcava na praia de areia negra de Iwo Jima.

Fogo neles

Um Soldado americano carregando um Lança-Chamas durante uma batalha em Iwo Jima
Um fuzileiro naval corre com um lança-chamas durante um ataque no aeródromo de Motoyama.

Foto da vitória

Marines posam para foto após a conquista de iwo jima
Esta é a fotografia que Joe Rosenthal pensou que teria mais impacto quando seu carretel de filme fosse para casa. Pouco ele sabia que era a imagem dos Marines levantando a bandeira em Suribachi que seria uma sensação. Quando Rosenthal foi informado de que uma de suas fotos estava na capa de cada revista na América, essa era a foto que ele pensou primeiro.