Artigos

Guerra do Yom Kippur: O conflito Árabe-Israelense

0
Guerra do Yom Kippur
Guerra do Yom Kippur

Início » Artigos » Guerra do Yom Kippur: O conflito Árabe-Israelense

Conheça a Guerra do Yom Kippur, um conflito Árabe-Israelense

A Guerra do Yom Kippur foi um conflito militar ocorrido de 6 de outubro a 26 de outubro de 1973, entre uma coalizão de estados árabes liderados por Egito e Síria contra Israel. O episódio começou com um ataque inesperado do Egito e Síria.

O motivo principal da Guerra do Yom Kippur foi a anexação de territórios sírios e egípcios por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em julho de 1967. Tendo o controle sob o Canal de Suez. Por isso, construíram uma linha de fortificações ligadas por estradas que ficou conhecida como a Linha Bar-Lev.

O plano para um ataque a Israel, recebeu o nome Operação Badr, sugerindo usar a maré de sizígia para transpor os obstáculos bélicos instalados pelos israelenses ao longo do canal de Suez.

foquetes-na-guerra-do-yom-kippur

O exército do Egito chegou a adentrar 15 quilômetros em território controlado por Israel, na Península do Sinai. Os israelenses sofreram importantes baixas nos confrontos que ocorreram ao longo do Canal de Suez. Entretanto, a contraofensiva israelense deteve os egípcios e adentrou em território sírio, atingindo a capital do país, Damasco.

Este desenvolvimento levou as duas superpotências da época, os EUA, defender os interesses de Israel, e a URSS, dos países árabes, a uma tensão diplomática. Mas um cessar-fogo das Nações Unidas entrou em vigor de forma cooperativa em 25 de outubro de 1973.

Ao fim das hostilidades, as forças israelenses, já restabelecida das baixas iniciais e com um esmagador poderio militar, haviam adentrado seriamente no território dos Árabes e encontravam-se a 40 km de Damasco, capital da Síria, a qual foi intensamente bombardeada, e 101 km do Cairo, capital egípcia.

Um dos impactos deste conflito foi a crise do petróleo, já que os estados árabes, membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) boicotaram os países europeus que apoiavam a sobrevivência de Israel e os Estados Unidos.

Que em um curto prazo essa medida intensificou a crise econômica mundial, a longo prazo a comunidade internacional aprendeu a usar fontes alternativas de energia, e até mesmo outras áreas do planeta começaram a aumentar a exploração de petróleo, como foi o caso da Venezuela.

O que achou desse artigo sobre: Guerra do Yom Kippur: O conflito Árabe-Israelense ? Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]

WebStories da Fatos Militares

Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

Rússia queima bairros inteiros com Bombas Incendiárias

Artigo anterior

FAB quer aviões de treinamento e mais caças Gripen

Próximo artigo

Comentários

Os comentários estão fechados.

Mais Artigos