ArtigosCuriosidades Militares

Joseph Goebbels – O ministro da propaganda de Hitler

0
Joseph Goebbels - O ministro da propaganda de Hitler
Joseph Goebbels - O ministro da propaganda de Hitler

Um dos homens mais próximos de Hitler, Joseph Goebbels foi um dos principais pilares do governo nazista.

Joseph Goebbels foi Ministro da propaganda de Hitler, ele utilizou uma propaganda de alto nível para controlar a população da pior forma possível.

Muitos acreditam que o Nazismo não teria se consolidado com tamanha proporção na Alemanha se não fosse por essa figura, que apesar de utilizar o ‘’marketing multinível’’ para o mal, é inegável que ele possuía muito conhecimento no quesito de propaganda e engenharia social (Controle indireto e direto de massas).

Joseph Goebbels - O ministro da propaganda de Hitler

Joseph Goebbels: Passado

Uma curiosidade que nem todos sabem, é que Joseph possuía uma deformidade em uma das pernas, e realizou uma cirurgia enquanto ainda era jovem, isso fez com que Goebbels se tornasse manco, uma característica dele que era notória na época, pois isso impediu ele de realizar no exército, o que o incomodou muito, pois ele queria ter participado da primeira guerra mundial.

 

Joseph Goebbels

Joseph Goebbels

Ele era um aluno com boas notas, e se tornou doutor em filosofia alemã. Chegou a escrever alguns livros antes da Alemanha Nazista, mas foram recusados por serem considerados muito radicais.

Em 1924 ele se juntou aos Nazistas, e com o decorrer dos anos se tornou uma das figuras mais conhecidas do movimento.

O Ministro da Propaganda de Hitler

Apesar da notória crueldade, era inegável que ele possuía muita habilidade comunicativa e uma inteligência muito acima da média. Isso fez com que ele ascendesse dentro do partido nazista, conquistando a confiança de Hitler rapidamente. E em 1933 ele se tornou Ministro da Propaganda.

Livros sendo queimados na Alemanha Nazista

Livros sendo queimados

Outra situação bastante polêmica envolvendo Joseph Goebbels ocorreu em abril de 33. Ele foi responsável por uma campanha que queimava livros considerados ‘’subversivos’’, ou que apresentavam alguma ameaça ideológica ao nazismo.

A destruição dos livros ocorreram em praça pública, e se tornou algo bastante conhecido na história.

Goebbels foi responsável por supervisionar a imprensa, e controlar até mesmo os itens culturais que chegavam até a Alemanha, o que incluía livros, filmes e muito mais.

O que mostrava a tamanha confiança que o Fuhrer possuía em Goebbels.

Veja a Auschwitz que não mencionam nos livros escolares clicando aqui

Curiosidades de Joseph Goebbels:

Joseph Goebbels chegou a dirigir um filme, e se apaixonou por uma atriz austríaca-tcheca que apoiava o regime de Hitler. Eles se tornaram amantes, mas esse suposto romance custou bem caro.

Apesar do suposto romance, com a atriz, Goebbels era casado com Magda Ritschel, e tinha 6 filhos com a mesma. O casamento acabou tempos depois, pois Goebbels estava completamente apaixonado por Lídia Baarová. Esta dama morava no Japão, e Goebbels deixou a Alemanha para ir morar com ela, isto incomodou Hitler profundamente, pois ele era essencial para o desempenho estratégico do partido ariano.

Joseph Goebbels e Hitler

Joseph Goebbels e Hitler

Após o incidente, Hitler tentou convencer Goebbels a voltar, e tempos depois ele notou que Hitler havia perdido a confiança nele, e por este motivo tentou reconquistar o Fuhrer, pois tinha uma enorme admiração pelo mesmo.

E foi nesse momento que Goebbels passou a criar propagandas cada vez mais radicais, para agradar Adolf.

Como Joseph Goebbels morreu?

Após a queda de Hitler em 1945, o comando foi passado diretamente para Goebbels, e se tornou o novo Chanceler da Alemanha. Porém ele não via sentido nenhum em um mundo sem Hitler, e por esse motivo ele e sua esposa deram veneno para seus próprios filhos e em seguida cometeram suicídio no mesmo bunker que Hitler havia morrido um dia antes.

Veja: Eva Braun De Amante a Esposa de Adolf Hitler

Nitidamente ele venerava o Fuhrer de uma forma fanática, e sacrificou a própria vida, junto com a de seus filhos por não aceitar a queda do Fuhrer.

Qual foi a reação de Hitler diante do Arco do Triunfo na França? Veja clicando aqui

Clique para classificar este post!
[Total: 1 Média: 5]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    Túnel da Mantiqueira – O túnel da Revolução de 32

    Artigo anterior

    10 Fatos históricos do mundo militar

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos