Curiosidades Militares

Juventude Hitlerista: as crianças nazistas

0

Conheça a organização que doutrinava os futuros soldados de Hitler.

Antes da Juventude Hitlerista se tornar absoluta na Alemanha, diversas organizações juvenis surgiram no país com as mais variadas motivações, a maioria de cunho religioso ou político, no período pós Primeira Guerra.

Em 1919, o líder político de extrema direita Anton Drexler, mentor de Adolf Hitler, co-fundou o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, que se tornaria o Partido Nazista, em 1920.

Em 1921, a liderança do Partido Nazista é conquistada por Hitler, que imediatamente criou sua própria divisão juvenil, usada para semear sua ideologia extremista nas crianças alemãs e moldar seus futuros soldados nazistas.

Fundação

Juventude Hitlerista ao Lado de Adolf Hitler

Juventude Hitlerista ao Lado de Adolf Hitler

Em março de 1922 surge, então, a chamada Liga da Juventude do Partido Nazista, uma divisão que deveria treinar os futuros integrantes da Sturmabteilung (SA), em alemão, seria algo como Destacamento Tempestade.

Esta divisão tinha como missão proteger líderes do Partido Nazista e atuar na repressão a movimentos que se opunham à ideologia extremista de Hitler.

Crescendo junto ao Partido Nazista, em 1926 se torna a chamada Juventude Hitlerista, integrada, exclusivamente, por meninos entre 14 e 18 anos.

Em 1933, após a ascensão do Terceiro Reich, todas as organizações formada por jovens alemães, incluindo os escoteiros, foram extintas e apenas a Juventude Hitlerista tinha autorização para exercer suas atividades.

Doutrinação e treinamento

Doutrinação e treinamento da Juventude Hitlerista

Doutrinação e treinamento da Juventude Hitlerista

O principal objetivo era a doutrinação político-ideológica e o treinamento militar de crianças alemãs para servir ao Führer.

Durante os encontros, oficiais nazistas eram responsáveis por instruir os jovens rapazes segundo a ideologia do nazismo e repassar ensinamentos sobre táticas militares, que iam desde orientações de navegação ao treinamento com armas de fogo.

Outra prática reforçada era a luta corpo a corpo, onde eram ensinados sobre o uso da adaga característica da Juventude Hitlerista.

Organização

Festival da Juventude Hitlerista

Um dos festivais preparados para os rapazes da Juventude Hitlerista

A distribuição da organização era feita entre células, divididas entre bairros ou aldeias. As reuniões de cada célula ocorriam uma vez por semana, com alguns eventos nos fins de semana, para integrar células de diferentes regiões em um mesmo local.

Uma vez por ano, em eventos oficiais do Partido Nazista, todas as células da Juventude Hitlerista se reuniam para atividades que estimulavam a competitividade e que exigiam disciplina, conhecimento e determinação.

Os oficiais alemães constantemente avaliavam os rapazes que se destacavam como líderes natos, para dar-lhes a oportunidade de exercer cargos oficiais dentro do Partido Nazista.

Obrigatoriedade

Propaganda da Juventude Hitlerista

Foto que ilustrou uma das propagandas da Juventude Hitlerista

Em 1936 a inscrição dos jovens entre 14 e 18 anos se tornou obrigatória, mesmo contra a vontade dos pais, sob pena de sofrer represálias na escola, ao ponto de nem mesmo receber o diploma, caso se negasse a entrar na organização juvenil.

Os pais que se negavam a inscrever seus filhos na Juventude Hitlerista eram alvo de investigação da polícia secreta nazista, a Gestapo, e poderiam sofrer punições.

Neste ano, com o fortalecimento de Hitler na Alemanha e a obrigatoriedade da inscrição na organização, o número integrantes da Juventude Hitlerista ultrapassou a marca de 5 milhões.

O Fim

Jovens soldados da Volksssturm

Dois jovens soldados da Volksssturm, rendidos por forças Aliadas

Em 1943, com a Segunda Guerra Mundial em andamento e com perdas significativas para a Alemanha, foi criada uma divisão dentro da Waffen-SS formada exclusivamente por jovens de 18 anos, recém saídos da Juventude Hitlerista direto para o campo de batalha. Esta divisão recebeu a denominação de 12ª Divisão Panzer SS Hitlerjugend.

Em 1945, com o avanço do Exército Vermelho à leste e dos Aliados à oeste do território alemão, os rapazes de 14 anos da Juventude Hitlerista também passaram a integrar o exército alemão em uma uma milícia civil chamada Volkssturm, ou Tormenta do povo, formada por crianças, mulheres e idosos, em uma tentativa desesperada de conter o avanço das tropas soviéticas, americanas e britânicas na Alemanha.

Após o fim da Segunda Guerra, com a derrota da Alemanha de Hitler, a Juventude Hitlerista, assim como todas as outras organizações com ideologia nazista, foram oficialmente extintas.

Info: Facing History – Joining the Hitler Youth

Clique para classificar este post!
[Total: 1 Média: 5]
Higor Mendes
Redator com cinco anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.

    A corrida espacial: EUA X URSS

    Artigo anterior

    Cruz de Ferro: O significado do símbolo usado pelos Nazistas

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.