O líder norte-coreano Kim Jong-un coloca todas as armas nucleares de Pyongyang em alerta máximo, citando a necessidade de estar preparado para realizar ataques preventivos se for ameaçada.
O anúncio veio com Kim Jong-un que participou de um teste de tiro de um novo lançador de foguetes múltiplo, esse sistema de armas que pode atingir grandes alvos militares na Coreia do Sul.
Segundo a Agência de Notícias Central Coreana, a Coréia do Norte também irá rever a sua postura militar para lidar com ameaças.
O movimento vem apenas um dia depois de as Nações Unidas colocado novas sanções duras à Coreia do Norte sobre seus testes nucleares no início deste ano. A mais dura em 20 anos, as penalidades também abordar lançamento de satélite recente de Pyongyang, que a ONU considerou uma tentativa de demonstrar longo alcance e capacidades de seus mísseis balísticos.
Em resposta a essas sanções, a Coreia do Norte lançou uma série de mísseis de curto alcance no Mar do Leste na quarta-feira.
O anúncio vem à frente de exercícios militares conjuntos a serem conduzidos pelos Estados Unidos e Coreia do Sul, que são destinadas para simular uma invasão da Coreia do Norte.
Comentários