O gabinete do presidente sul-coreano, no domingo, citou o presidente norte-coreano, Kim Jong Un, como prometendo fechar seu local de testes nucleares em maio.

Anúncios

Kim teria dito ao presidente sul-coreano, Moon Jae, que a Coréia do Norte não teria necessidade de manter armas nucleares se os EUA se comprometessem a terminar formalmente a Guerra da Coréia de 1950-53 e assinar um pacto de não-agressão com Pyongyang.

“Quando começarmos a falar, os Estados Unidos saberão que não sou uma pessoa para lançar armas nucleares na Coreia do Sul, no Pacífico. ou os Estados Unidos ”, disse Kim.

A Coréia do Norte já afirmou ter suspendido todos os testes relacionados a armas nucleares enquanto a trégua continua a se desenvolver. Não está claro se a Coréia do Norte concordará com a desnuclearização total.

Durante anos Pyongyang se recusou a dialogar sobre o fim de seu programa balístico e nuclear, indispensável, segundo o regime norte-coreano, para se proteger de uma eventual invasão dos Estados Unidos. Mas, segundo Yoon Young-chan, porta-voz da presidência da Coreia do Sul, Kim Jong-Un teria dito na sexta-feira que Washington pode ter certeza de que ele não está disposto a realizar uma guerra atômica.

Cúpula EUA e Coreia do Norte em “três ou quatro semanas”

Kim Jong Un e Moon Jae
Kim Jong Un e Moon Jae

Donald Trump anunciou no sábado (28) que o aguardado encontro com Kim Jong-Undeve acontecer nas próximas três ou quatro semanas. “Vai ser uma reunião muito importante para a desnuclearização da península coreana”, disse o presidente americano. 

Em uma “medida simbólica” de aproximação entre as Coreias, Kim também prometeu adiantar o horário em seu país em 30 minutos para sincronizar o fuso horário ao do Sul, anulando assim uma mudança adotada pelo país em 2015.

Kim Jong-Un promete fechar local de testes nucleares em maio
Avalie esta postagem