maxresdefault

A Finlândia deve optar pelo JAS-39 Gripen da Saab para substituir seus caças envelhecidos F/A-18 Hornet, disse o ex-primeiro-ministro do país e atual chefe de deputados do partido no poder Central, Matti Vanhanen, na quarta-feira.

A Finlândia está estudando a substituição de seus 62 F/A-18 Hornet por caças multirole em um contrato estimado em 5-10 bilhões de euros (US$ 5.5 – 11 bilhões).

Vanhanen, em um livro publicado na quarta-feira, disse que o aprofundamento da cooperação de defesa entre a Finlândia e a Suécia apoiou a escolha da aeronave sueca.

“Se a aeronave atender as demandas de desempenho exigidos e, puder ser equipada com sistemas de armas necessárias, então a compra terá um impacto positivo na promoção da cooperação de defesa entre a Finlândia e a Suécia,” comentou Vanhanen, um conselheiro próximo ao atual primeiro Ministro Juha Sipila, à Reuters.

Um grupo de trabalho do governo finlandês propôs em Junho, que um pedido de cotações para novos jatos sejam realizados em 2017-2018, com as decisões finais a serem feitas no início dos anos 20.

O grupo de trabalho não recomendou qualquer modelo ou fabricante específico, mas listou candidatos como o Jas-39 Gripen, Rafale, Super Hornet, F-35 e o Eurofighter.

O governo não tem candidatos preferidos, e ele não descartou qualquer oferta.