ArtigosCuriosidades

O dia em que os Estados Unidos perderam uma guerra

0
O dia em que os Estados Unidos perdeu uma guerra
O dia em que os Estados Unidos perdeu uma guerra

Nenhum exército é imbatível, nem mesmo o poderoso exército dos Estados Unidos. É evidente que a tropa militar mais poderosa do mundo pertence aos Norte Americanos, mas ainda assim eles amargaram uma derrota humilhante na década de 70.

Entre 1.968 e 1.975 ocorreu uma guerra entre EUA e Vietnã. Os americanos lançaram um ataque poderoso contra cidades Vietnamitas na região soviética, acreditando que obteriam um forte apoio popular dos vietnamitas. A infraestrutura dos insurgentes foi atacada e os vietnamitas do norte foram destruídos.

O dia em que os Estados Unidos perdeu uma guerra

O dia em que os Estados Unidos perdeu uma guerra

O general americano se equivocou taticamente em 1965, e o erro persistiu até 1968. Mas os americanos aprenderam com os erros, e tiveram uma evolução promissora no nível tático. 

Apesar da evolução na estratégia de combate contra os vietnamitas, em 1968 os americanos estavam tendo sérias dificuldades na guerra de narrativas. Os protestos estudantis estavam desmoralizando o exército americano, muitos viam a guerra contra o Vietnã como algo desumano. E um exército desmoralizado perde muito desempenho de combate. O exército americano foi ficando cada vez mais desgastado politicamente. 

Em 1974 o presidente Nixon renunciou, e o poder executivo concedeu ao congresso o controle das decisões da Guerra do Vietnã. E então o Senado e a Câmara aprovaram uma lei que proibia os bombardeios contra o Sudeste Asiático.

Pouco a pouco o poder militar americano no Vietnã foi enfraquecendo, enquanto os Vietnamitas foram ficando cada vez mais fortes com o grande apoio bélico que recebeu dos Chineses e Soviéticos.

O dia em que os Estados Unidos perdeu uma guerra no Sudeste Asiático

Os americanos recordam da guerra do Vietnã como uma grande vergonha nacional. Levando-se em conta o prejuízo humanitário e moral que tiveram ao enfrentar um país considerado fraco e ter sofrido uma amarga derrota. É evidente que a derrota dos americanos foi muito mais política e moral do que bélica. Levando-se em conta que se os EUA utilizassem um ataque com poder total obviamente venceriam os Vietnã.

Mas a questão é que o conflito foi mais difícil que o esperado, e por esse mesmo motivo a guerra já não valia a pena para os americanos, eles estavam tendo muito mais prejuízos do que benefícios, e o custo para vencer aquela guerra já não era viável. 

Clique para classificar este post!
[Total: 4 Média: 4.8]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    Os Melhores Filmes de Guerra da Netflix até a Amazon Prime

    Artigo anterior

    5 livros sobre história militar que você precisa conhecer

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos