História

O que é dinastia?

0

Início » História » O que é dinastia?

Saiba o que é uma dinastia e em quais situações o termo é usado

Muito se ouve falar nas mais diversas dinastias no decorrer do estudo da história. Mas afinal, o que é uma dinastia e como funciona? No sentido mais amplo da palavra, uma dinastia nada mais é do que uma sequência de reis e rainhas que se sucedem no poder e são pertencentes a uma mesma família.

Tradicionalmente, diversos estados soberanos da história da humanidade são considerados pelos historiadores como sucessivas dinastias, como por exemplo a China Imperial e o Antigo Egito. Além disso, a política europeia é, em sua grande maioria, dominada por dinastias, tais como os Romanovs, Merovíngia, Hohenstaufen, Carolíngios, Hohenzollerns, Capetianos, Wettin, Avis, Stuarts, Courtenay, Orleans e os Bourbons.

De acordo com o historiador inglês David Thomson, o sistema monárquico das dinastias se baseava no conceito de que a conquista de direitos por meio da hereditariedade seria a melhor forma de garantir poder político, isso porque a sucessão hereditária impedia a ocorrência de disputa, sendo assim, as famílias principais mantinham firmes os interesses em passar adiante maior poder e prestígio.

Em grande parte, essa sucessão era fiel à regra da primogenitura, ou seja, a linha de sucessão começava a partir do primogênito e se seguia pela família do soberano do período de acordo com o grau de parentesco. No entanto, em algumas dinastias, o parentesco não necessariamente precisava ser biológico, como era o caso da dinastia romana dos Antoninos, formada por filhos adotivos.

Outra denominação para dinastia

Membros da dinastia, ou Casa de Windsor, a conhecida família real do Reino Unido

Membros da dinastia de Windsor, a conhecida família real do Reino Unido

No estudo da história podemos nos deparar com outra denominação para as dinastias, que são as casas reais. Dois grandes exemplos são a Casa de Windsor, do Reino Unido, e a Casa de Grimaldi, do Principado de Monaco.

Utilização do termo dinastia

Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte e membro da dinastia Kim

Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte e membro da dinastia Kim

Embora em sua definição didática dinastia faça referência a uma postura política comum da monarquia, também é podemos definir alguns regimes republicanos desta forma. Por analogia, o termo pode ser usado para indicar famílias que estiveram por longos períodos a frente de uma república, como a dinastia Kim, da Coreia do Norte, e a dinastia Duvalier, no Haiti.

Indo um pouco mais além, podemos encontrar também uma definição que foge da referência a uma linhagem de indivíduos que se sucedem à frente de um governo geração após geração.

Na língua inglesa, é possível encontrar referências às famílias proeminentes e influentes como dinastias, ou seja, famílias que, embora não possuam poderes e direitos para governar de forma direta uma nação, porém exercem grande influência política, governamental e até mesmo no comércio também se enquadram no conceito de dinastia. Alguns exemplos dessa definição são as populares Famíllia Kennedy, Rockefeller e Bush.

John F. Kennedy, 35º presidente dos Estados Unidos e membro da família Kennedy

John F. Kennedy, 35º presidente dos Estados Unidos e membro da família Kennedy

Além disso, encontramos definidas como dinastia também as épocas em que uma determinada família reinou, além de eventos de extrema importância, tendencias e, claro artefatos de determinada época, como um vaso da dinasta Ming, por exemplo.

A mais longa dinastia da história

Família Imperial do Japão, membros da dinastia Yamato

Família Imperial do Japão, membros da dinastia Yamato

Dentre as mais diversas dinastias presentes no mundo, independente do conceito base adotado, o Japão é dono da mais longa, até o momento: a dinastia Yamato, também chamada Casa Imperial do Japão, que, fundada em 660 a.C, dura até os dias atuais e consiste na família imperial e o imperador, sendo Hirohito um de seus representantes mais populares na história, devido ao fato de ter liderado o Japão durante seu envolvimento e subsequente derrota na Segunda Guerra Mundial.

Clique para classificar este post!
[Total: 1 Média: 5]

WebStories da Fatos Militares

Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

O que é o Pé de Elefante de Chernobyl?

Artigo anterior

Ragnar Lothbrok – Tudo sobre o personagem de Vikings

Próximo artigo

Comentários

Os comentários estão fechados.