Conheça alguns dos líderes militares mais fracassados da história

Alguns líderes mundiais fizeram de sua trajetória um grande fiasco, cometendo diversos erros. Muitas dessas irresponsabilidades mudaram o destino da história mundial. 

Vamos conhecer alguns desses líderes que fracassaram em seus mandatos? 


Antonio López de Santa Anna (1794-1876) 

Mexican soldier, president and dictator Antonio Lopez de Santa Anna (1797 – 1876). (Photo by Hulton Archive/Getty Images)

O grande escândalo de López foi a Guerra Mexicano-Americana, ocorrida entre abril de 1846 e fevereiro de 1848. A Guerra dos Pastéis deu-se a partir do pedido de indenização de um confeiteiro francês.

O México perdeu grande parte de seu território ao longo da sua trajetória de generais, presidentes e ditadores. Durante muitas batalhas, ofereceu-se para atuar como espião para os Estados Unidos da América, e em troca, buscava apoio nos governos dos EUA, o qual iria depor contra a imperador Maximiliano.

Contudo, tanto o governo do México, quanto dos EUA, declinaram.

Pierre Charles Villeneuve (1763- 1806)

O grande fiasco ao longo da carreira de líder de Pierre foi a Batalha de Trafalgar, em 1805, na Espanha. 

Conheça os melhores filmes de guerra

O líder foi demitido após desobedecer a ordens em uma de suas batalhas anteriores. A partir daí começou a procurar serviços em outros combates, foi quando entrou para a Batalha de Trafalgar. Sua participação não foi positiva, e Pierre acabou preso após a derrota da batalha. O líder terminou com as esperanças dos franceses conquistarem a Grã-Bretanha.   

Douglas Haig (1861-1928)

Haig foi mais um dos líderes fracassados da história mundial. Seu grande fiasco foi com a Batalha do Somme, que ocorreu na França em 1916. 


O líder tinha o apelido de açougueiro Haig, pois ao longo de suas batalhas, grandes números de soldados acabavam mortos, pois suas táticas militares não eram muito eficientes. 

O número de soldados mortos ao longo das batalhas comandadas por Haig foi aproximadamente 2 milhões. Somente na batalha do Somme formam mais de 420 mil baixas. 

Apesar de o assombroso número de mortes, o líder tinha uma boa reputação, pois conseguiu atingir grandes vitórias ao longo de sua trajetória.

Clique para classificar este post!
[Total: 6 Média: 2.7]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here