Notícias Militares

OTAN ameaça resposta se a Rússia não cumprir com o tratado nuclear

0
Jens Stoltenberg - Secretário-geral da OTAN
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, fala durante uma conferência de imprensa na sede da OTAN, em Bruxelas, em 1 de abril de 2019. (Virginia Mayo / AP)

Início » Notícias Militares » OTAN ameaça resposta se a Rússia não cumprir com o tratado nuclear

O secretário-geral da Otan alertou que a Rússia enfrentará medidas “confiáveis ​​e eficazes” caso o país não cumpra o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário.

O Tratado INF de 1987 foi estabelecido como uma salvaguarda contra a guerra nuclear. A Rússia é acusada de violar o tratado – uma acusação que nega veementemente, ao invés de acusar os Estados Unidos – um membro da aliança – de desrespeitar o pacto ao implantar instalações de defesa antimíssil na Europa Oriental. Se Moscou não cumprir o prazo, Washington também será retirado do tratado, segundo a administração Trump.

“No caso de a Rússia não cumprir, nossa resposta será defensiva, medida e coordenada”, disse Jens Stoltenberg em uma coletiva de imprensa, na qual também discutiu o progresso nas metas de gastos com a defesa.

“Ainda há uma pequena janela de oportunidade para a Rússia cumprir o tratado, mas está ficando cada vez menor. Se o tratado for quebrado, a responsabilidade por isso é exclusivamente da Rússia.”

Jens Stoltenberg - Secretário-geral da OTAN

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, fala durante uma conferência de imprensa na sede da OTAN, em Bruxelas, em 1 de abril de 2019. (Virginia Mayo / AP)

Possíveis medidas serão discutidas em uma reunião de ministros da Defesa da Otan em Bruxelas na quarta-feira, acrescentou.

Quando perguntado sobre detalhes, Stoltenberg disse: “Nossa resposta será medida, já que não queremos uma nova corrida armamentista. Mas devemos garantir que nossa defesa permaneça eficaz. Este é o trabalho da OTAN “.

“Não vou antecipar o resultado da reunião de quarta-feira e não posso dizer o que os ministros decidirão, mas precisaremos responder se a Rússia não cumprir”, acrescentou. “Algumas medidas podem ser implementadas rapidamente, mas outras demoram mais tempo”.

Ele disse que medidas novas e não especificadas poderiam ser adotadas contra a Rússia a partir desta semana.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]

WebStories da Fatos Militares

Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

Benefícios dos principais aliados extra-OTAN dos EUA

Artigo anterior

O Homem De Confiança de Trump

Próximo artigo

Comentários

Os comentários estão fechados.