Conheça a origem, o objetivo e os países que integram a Otan
Liderada pelos Estados Unidos, a Otan é uma aliança militar que, hoje, reúne 30 nações pertencentes a região Atlântico Norte.
Nascida no ano de 1949, no decorrer da Guerra Fria entre capitalistas e socialistas, tinha como objetivo se opor a já desfeita União Soviética, que na época encabeçava uma aliança militar própria, o Pacto de Varsóvia.
De acordo com o portal online da Otan, seu principal objetivo é bem simples e direto: “garantir a liberdade e a segurança de seus membros por meios políticos e militares”.
Assim que surgiu, a Otan era composta por apenas 12 países, sendo eles os Estados Unidos, Holanda, França, Dinamarca, Bélgica, Canadá, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega e Reino Unido e Portugal.
Logo que a União Soviética chegou ao fim, em 1991, acreditava-se que a Otan também seria encerrada, tendo em vista que não existia mais um bloco militar inimigo a ser combatido, no entanto, o decorrer da aliança não se deu dessa forma.
Ao contrário do que se imaginava, a Otan continuou em expansão e acabou trazendo para sua cúpula até mesmo países europeus antes pertencentes a antiga URSS, chegando ao número de 18 novos membros, sendo a Macedônia do Norte seu integrante mais novo, com ingresso em 2020.
Países membros
Sediada em Bruxelas, na Bélgica, a Otan é integrada, atualmente, por EUA, Espanha, Eslovênia, Estônia, Dinamarca, Croácia, Eslováquia, Canadá, França, Bulgária, Islândia, Lituânia, Letônia, Macedônia do Norte, Turquia, República Tcheca, Hungria, Holanda, Bélgica, Albânia, Montenegro, Noruega, Luxemburgo, Itália, Romênia, Reino Unido, Alemanha, Grécia, Polônia e Portugal.
Comentários