Curiosidades Militares

Otan: entenda o que é, como surgiu e conheça os países que a integram

0
Bandeira da Otan

Conheça a origem, o objetivo e os países que integram a Otan

Liderada pelos Estados Unidos, a Otan é uma aliança militar que, hoje, reúne 30 nações pertencentes a região Atlântico Norte.

Nascida no ano de 1949, no decorrer da Guerra Fria entre capitalistas e socialistas, tinha como objetivo se opor a já desfeita União Soviética, que na época encabeçava uma aliança militar própria, o Pacto de Varsóvia.

De acordo com o portal online da Otan, seu principal objetivo é bem simples e direto: “garantir a liberdade e a segurança de seus membros por meios políticos e militares”.

Assim que surgiu, a Otan era composta por apenas 12 países, sendo eles os Estados Unidos, Holanda, França, Dinamarca, Bélgica, Canadá, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega e Reino Unido e Portugal.

Sede da Otan, em Bruxelas

Logo que a União Soviética chegou ao fim, em 1991, acreditava-se que a Otan também seria encerrada, tendo em vista que não existia mais um bloco militar inimigo a ser combatido, no entanto, o decorrer da aliança não se deu dessa forma.

Ao contrário do que se imaginava, a Otan continuou em expansão e acabou trazendo para sua cúpula até mesmo países europeus antes pertencentes a antiga URSS, chegando ao número de 18 novos membros, sendo a Macedônia do Norte seu integrante mais novo, com ingresso em 2020.

Países membros

Sediada em Bruxelas, na Bélgica, a Otan é integrada, atualmente, por EUA, Espanha, Eslovênia, Estônia, Dinamarca, Croácia, Eslováquia, Canadá, França, Bulgária, Islândia, Lituânia, Letônia, Macedônia do Norte, Turquia, República Tcheca, Hungria, Holanda, Bélgica, Albânia, Montenegro, Noruega, Luxemburgo, Itália, Romênia, Reino Unido, Alemanha, Grécia, Polônia e Portugal.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
Higor Mendes
Redator com cinco anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.

    Rússia x Ucrânia: veja uma comparação de efetivo militar e poderio bélico dos países

    Artigo anterior

    Poucas pessoas conseguem passar nesse Quiz da WW2, você consegue?

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.