Curiosidades Militares

Pílula número 9: O comprimido ‘’cura tudo’’ da 1ª Guerra Mundial

0
Pilula número 9
Pilula número 9

Pílula número 9: O comprimido ‘’cura tudo’’ da 1ª Guerra Mundial

A pílula número 9 foi um comprimido ‘’cura tudo’’ desenvolvido para a primeira guerra mundial, ela era amplamente utilizada pelos soldados aliados.

 

Este remédio se tornou sinônimo de cura durante o período de conflito do século 20, era prescrita nos casos em que não havia diagnóstico para a doença dos soldados. A pílula foi utilizada para os mais diversos tipos de doenças, e acabou se tornando o remédio favorito destes soldados. Mas vale ressaltar que este remédio não era uma solução perfeita, apenas reduzia alguns sintomas genéricos que estavam presentes em uma variedade de doenças diversas.

Durante a primeira guerra mundial, os soldados que estavam sendo medicados permaneciam tendo que cumprir todas as suas obrigações, sem nenhuma redução de atribuição ou responsabilidade.

Um soldado canadense chamado James Fargey, havia mencionado que independentemente do problema que você tivesse, eles sempre davam a mesma pílula, como se ela fosse a cura de tudo. Obviamente James descreveu a situação em tom irônico, pois a verdade é que esta pílula era apenas uma forma de improvisar os problemas levando-se em conta a precariedade presente nas guerras.

Avanço medicinal durante a 1ª Guerra Mundial

Apesar de todas as mazelas, é indubitável que os períodos de guerra forçaram a sociedade a acelerar a evolução tecnológica, e isso inclui o ramo medicinal. Entre todos os avanços da primeira guerra mundial, certamente o mais relevante é referente a criação dos analgésicos, os quais reduziram em muito a taxa de mortalidade populacional.

Durante os confrontos da primeira guerra mundial, os médicos que participavam do front, costumavam carregar um número limitado de medicamentos, por conta das possibilidades limitadas. Carregavam uma caixa preta de lata onde portavam 13 tipos diversos de pílulas, que eram reservadas para o tratamento dos soldados doentes.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    O avião mais rápido do mundo: North American X-15

    Artigo anterior

    Vasily Petrov: o oficial que lutou até o fim da Segunda Guerra Mundial mesmo após ter as duas mãos amputadas

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.