Curiosidades Militares

Quem foi Maria Sguassábia e qual sua importância na revolução de 1932?

0

Quem foi Maria Sguassábia e qual sua importância na revolução de 1932?

Maria Sguassábia foi uma mulher extremamente importante para a revolução de 1932. O verdadeiro nome de Maria na verdade era Stela, e ela nasceu em Araraquara-SP, era Filha de José  Sguassábia e Palpello Clotildes. Aos 3 anos de idade, mudou-se para São João da Boa Vista. E lá permaneceu até se tornar uma adulta, nesta cidade se casou com José de Andrade. E ficou viúva quando no 5º mês de gravidez. 

Seu pai decidiu que sua filha receberia o nome de Stela Rosa, pois era clara como uma estrela e bonita feito uma rosa. Durante a pia batismal o padre recusou chamar a garota de Stela Rosa e adicionou o nome Maria em seu nome. E assim, passou a ser conhecida por Maria Sguassábia. 

Quem foi Maria Sguassábia e qual sua importância na revolução de 1932?

Quem foi Maria Sguassábia e qual sua importância na revolução de 1932?

Maria Sguassábia e sua importância na Revolução

Maria acompanhava as notícias sobre a revolução através do rádio. E os moradores da sua região estavam tomados pelo medo, por conta das notícias relacionadas a revolução, ninguém entendia o que estava acontecendo. Muitas famílias de colonos foram recolhidas por fazendeiros e durante este período de perigo, se esconderam nos porões das casas grandes.. As crianças não podiam nem mesmo brincar neste período, nem mesmo frequentar as escolas. O pavor havia dominado a região.

Veja: O’que foi a Intentona Comunista

Foi então que Maria resolveu fazer algo a respeito, uma força de vontade imparável a fez decidir que participaria e defenderia aquilo que achava justo. Da janela, Maria observava a sentinela das porteiras. Se encarregou de vigiar a estrada que da fronteira entre Minas Gerais e São Paulo, era lá que se concentravam as tropas inimigas. Ela tinha o objetivo de não deixar ninguém transitar sem identificação.Durante a noite, a porteira era amarrada com arames farpados. 

Maria ganhou destaque pelo papel que exerceu no controle de acesso da região que vigiava, local o qual foi de extrema importância durante a revolução, levando-se em conta que era a divisa entre os dois territórios inimigos.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    Rússia X Ucrânia: Teremos uma nova guerra?

    Artigo anterior

    Thompson: A arma dos americanos na Segunda Guerra Mundial

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.