Saiba tudo sobre o lendário Ragnar Lothbrok e seus filhos
Tópicos
Tendo como terra natal a Dinamarca, a Suécia e a Noruega, os vikings e seus descendentes assentaram acampamento ao longo da maior parte da costa do mar Báltico, da Rússia continental, da Inglaterra e na Normandia, chegando até mesmo a atacar a costa de diversos outros países, como Portugal, Espanha, Itália e outros. Além disso, há registros também de uma tentativa mal sucedida de empreender uma colonização na costa do sudeste canadense.
Partindo da península escandinava, os vikings viajaram pelos mares saqueando pequenas cidades, além de estabelecer colônias e realizar comércio. Como armamento, costumavam utilizar lanças, assim como na representação do deus Odin, machados e, uma grande curiosidade, é que seus capacetes não possuíam chifres, como são representados atualmente.
Personagens de renome mundial, os vikings conquistaram não apenas os amantes do estudo da história, mas também os fãs do mundo cinematográfico. Presentes em grandes produções de filmes e séries, algumas de popularidade a nível mundial, muitos personagens acabaram se tornando queridinhos do público.
Uma dessas grandes produções é Vikings, uma série criada para o canal History e que se inspira nas invasões, no comércio e na exploração dos Nórdicos da Escandinávia medieval, tendo como um dos personagens mais queridos pelo público o líder viking Ragnar Lothbrok.
Quem foi Ragnar Lothbrok?
Ragnar Lothbrok, ou simplesmente Ragnar Calças Peludas, teria sido um lendário monarca que reinou sobre a Dinamarca e a Suécia entre os períodos que compreendem o século VIII e o século IX. De acordo com a lenda, seu codinome Calças Peludas se deveria ao fato do poderoso rei utilizar calças feitas com pele de lobo, especialmente confeccionadas para enfrentar as serpentes que aprisionavam a princesa Tora Borgarhjort.
Pelas mãos do cronista dinamarquês Saxão Gramático, no século XIII, Ragnar Lothbrok é apresentado como o Jarl, ou seja, o braço direito do rei Horik Primeiro, da Dinamarca. Saxão descreve Ragnar como filho do também lendário Sigurdo, rei da Suécia que teria vindo a conquistar a Dinamarca, porém, não há um consenso estabelecido quanto ao local onde Ragnar teria vindo a firmar moradia, se em solo sueco ou dinamarquês.
Ainda de acordo com a lenda, o poderoso Ragnar teria se unido matrimonialmente em três oportunidades, com skjaldmo Lagertha, com Tora Borgarhjort, e com Aslauga. Quanto a sua morte, existem duas histórias que apresentam as possíveis circunstâncias nas quais o fato teria se dado.
Na primeira, Ragnar teria sido morto após ser capturado pelo rei Ela da Nortúmbria, que teria dado ordens para que o mesmo fosse jogado em um poço cheio de serpentes. Nesta mesma história, seus filhos o teriam vingado utilizando o Grande Exército Pagão para invadir a Inglaterra. Na segunda teoria, Ragnar teria morrido devido a cólera e ferimentos oriundos da batalha travada na tentativa de invadir Paris.
Ragnar Lothbrok realmente existiu?
A lenda de Ragnar Lothbrok é realmente surpreendente do ponto de vista histórico e até mesmo para o entretenimento, mas será que este lendário personagem realmente existiu? Para o historiador sueco Dick Harrison, Ragnar Lothbrok nada mais é que uma criação erudita que mistura nomes e tradições.
Hilda Ellis, pesquisadora inglesa, em comentário acerca do livro Feitos dos Danos, do cronista Saxão Gramático, observa que a narração da lenda de Ragnar no volume IX demonstra ser uma tentativa de endossar eventos e histórias confusas e contraditórias. Além disso, em diversas fontes, muitos dos feitos atribuídos a Ragnar Lothbrok acabam sendo associados a outras figuras historicamente documentadas.
Com isso, até então, devido a inconsistências cronológicas, muitas das tentativas de vincular Ragnar aos feitos que lhe são atribuídos tem falhado consideravelmente. Apesar disso, a lenda do herói viking é notavelmente persistente e alguns estudiosos chegam a aceitar que ao menos parte da lenda de Ragnar Lothbrok possa ser embasada em fatos históricos e reais.
Filhos de Ragnar Lothbrok
Bjorn Ironside
De origem dinamarquesa, este lendário viking teria vivido no século IX. De acordo com o que conta sua lenda, seu nome Ironside, Costa de Ferro, se deu devido ao fato do mesmo ser completamente invulnerável, isso porque sua mãe lhe deu uma poção mágica que garantia que ele nunca fosse ferido.
Na Saga de Hervor e na Saga de Ragnar Lothbrok, conta-se que Bjorn teria sido um dos quatro herdeiros do poderoso e lendário Ragnar Lothbrok e sua esposa Aslauga, tendo como herança Svitjod, embrião do que mais tarde viria a ser o que hoje conhecemos como Suécia. Além disso, é creditado a ele o título de primeiro soberano pertencente a Casa de Munso.
No século IX, comandou uma expedição de vikings à região do rio Sena, na França. Posteriormente, ombro a ombro com seus irmãos, direcionou seus exércitos para a Espanha, sul da França e Itália, além de marcar presença em expedições para conquista territorial na Inglaterra.
Retornando para a Escandinávia, seus últimos dias de vida foram regados a tudo que um homem verdadeiramente rico pode comprar. De acordo com a lenda que conta sua história, seu túmulo encontra-se em um montículo, cujo nome é Túmulo de Bjorn Ironside, ou Björn Järnsidas hög.
Ivar, o Desossado
Um dos filhos do incrível Ragnar Lothbrok e sua esposa Aslauga, Ivar, o Desossado foi um dos grandes guerreiros vikings a liderar o Grande Exército Pagão que invadiu a Inglaterra em meados de 860 d.C.
É creditada a ele e seu irmão Ubbe a vitória sobre os nortumbrianos e a captura de York, que posteriormente viria a ser tornar o maior dentre os centros Vikings, sendo renomeada para Jórvik.
A ele são atribuídas, também, inúmeras execuções de prisioneiros reais, ou seja, membros da família real da localidade tomada por seu exército. A execução mais notável seria a do rei Edmund, que foi espancado e preso a uma árvore, onde ainda foi alvejado por flechas e, posteriormente, decapitado.
Além disso, atribui-se a ele, também, a morte do rei Ela, da Nortúmbria, que morreu através de uma técnica chamada Águia de Sangue, onde a vítima tem a caixa torácica aberta e os pulmões arrancados.
Não se sabe exatamente de onde teria surgido a alcunha O Desossado, embora existam teorias de que a razão seria sua extrema flexibilidade em batalha, chegando até mesmo a ultrapassar o limite do considerado natural, enquanto outras sugerem que ele teria sofrido de uma doença degenerativa que teria resultado na necessidade de precisasse ser carregado para se locomover.
Ubbe
Grande líder viking do século 9, segundo as Crônicas Anglo-Saxônicas, Ubbe é mais um dos lendários filhos dos também lendário Ragnar Lothbrok. Ombro a ombro com seus irmãos Ivar, O Desossado e Halfidano, liderou um grande exército bárbaro durante a invasão à Inglaterra, na década de 860.
Além disso, Ubbe também possui participação como um dos líderes da invasão para a tomada de York, localizada da Nortúmbria, em 865 e 867, além do reino Ânglia Oriental. Apesar de sua trajetória de glórias em batalhas, seu legado teria chegado ao fim durante a batalha de Cynuit, em Somerset, quando seu exército de vikings foi derrotado pelos saxões, em 878.
Uma curiosidade interessante é que a cidade de Ubberston, em Pembrokeshire, no País de Gales, teria recebido esse nome em homenagem ao lendário Ubbe, que além de tudo, ainda é um dos personagens principais do romance O Último Reino, que faz parte do primeiro volume das Crônicas Saxônicas.
Hvitserk
Poucas informações são encontradas a respeito de Hvitserk. Apesar de ser mencionado no Conto dos Filhos de Ragnar Lothbrok, um detalhe chama a atenção dos entusiastas e estudiosos do mundo viking. Hvitserk não é mencionado em nenhuma fonte que mencione também Halfdan Ragnarsson, um dos lideres do Grande Exército Pagão que invadiu a Ânglia Oriental, em 867, assim como Halfdan também não é mencionado nas fontes que citam Hvtserk, fazendo com que fosse levantada a teoria de que os dois seriam o mesmo indivíduo, sendo Hvitserk apenas uma alcunha.
Sigurd
Conhecido historicamente como Sigurd Olho de Serpente, Sigurd teria sido mais um dos filhos de Ragnar Lothbrok e Aslaug, além de um guerreiro viking lendário. Alguns historiadores chegam a crer, inclusive, que ele tenha sido na realidade um rei dinamarquês chamado Sigfred, citado em fontes contemporâneas datadas do século IX.
Sua alcunha de Sigurd Olho de Serpente de seu por conta de uma marca em seu olho, descrita nas sagas como a imagem de Ouroboros, a popular serpente que morde a própria calda. Na série é mostrado que sua mãe, Aslaug, havia profetizado a respeito da marca no olho de Sigurd.
Segundo consta na Saga de Ragnar Lothbrok, um rei sueco chamado Eysteinn Beli, chamado também de Osten, seria o responsável por assassinar dois meios-irmãos de Sigurd, Agnar e Erick, o que teria feito Aslaug chorar lagrimas de sangue e pedir que seus outros filhos buscassem vingança.
Apesar de Ivar, inicialmente, não concordar com a ideia, Sigurd o convenceu a prosseguir com a vingança. Com isso, Hvitserk e Bjorn reuniram 14 navios e Aslaug e Ivar mais 10 embarcações, concluindo com êxito a vingança esperada.
Frases de Ragnar Lothbrok
Ao longo das seis temporadas de Vikings, o personagem Ragnar Lothbrok conquistou os fãs com sua personalidade forte e sua determinação inabalável. Em maio aos conflitos, o protagonista chegou a cravar frases certeiras e icônicas. Confira algumas frases marcantes de Ragnar Lothbrok
“Neste caso, o fio de prata é cortado, a taça de ouro se quebra e o vaso se despedaça durante a primavera”
“O poder só é dado a aqueles que estão dispostos a abrir mão de si mesmos”
“Sim, já cometi erros. A vida não vem com instruções”
“Se eu fosse ele, me preocuparia menos com os deuses e mais com a fúria de um homem paciente”
“Minha morte virá sem desculpas!”
Fonte: HistoricUK
Comentários