MundoNotícias

Rússia X Ucrânia: Teremos uma nova guerra?

0
Rússia X Ucrania
Rússia X Ucrania

Rússia X Ucrânia: Teremos uma nova guerra?

A Rússia intensificou suas investidas contra a Ucrânia, e o mundo assiste todo este cenário com maus olhos, levando-se em conta o histórico de autoritarismo exercido pelos russos e o histórico de desentendimentos entre ambos os países.

Nos últimos dias, os números de soldados russos posicionados nas fronteiras das terras ucranianas foi aumentando drasticamente, despertando medo entre os ucranianos, devido à possibilidade de ocorrer um novo ataque.

As origens do conflito estão interligadas a crise política que foi instalada na Ucrânia durante o ano de 2014, e também na anexação da Crimeia realizada pela Rússia neste período. Além deste fato, os russos também tentaram impedir a Ucrânia de se aproximar da Otan, sendo esta uma das principais exigências que a Rússia impõe em suas tentativas de negociação.  

Tensão entre Rússia e Ucrânia

A escalada de tensão entre a Ucrânia e Rússia se instaurou no final de 2021, a partir do momento em que a Rússia deslocou 100 mil soldados e diversos aparatos militares, incluindo veículos blindados para a fronteira com o país do Leste Europeu, fato que foi interpretado como uma forma de ameaça ao território ucraniano.

Em janeiro de 2022, os russos divulgaram imagens de grupos militares em treinamento em Rostov, bem próximo da divisa setentrional com o território ucraniano. A Ucrânia possui quase dois mil quilômetros de fronteiras terrestres com a Rússia, número o qual é bastante relevante.

Além das negativas do governo russo em relação a uma iminente invasão e guerra, o movimento por parte dos russos gerou a reação dos líderes ucranianos, e também despertou o alerta em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos e nos principais membros da Otan. O cenário vem se tornando cada vez mais tenso e é difícil de se prever o que pode vir a acontecer.

VEJA: A arma russa mais terrível!

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    Vasily Petrov: o oficial que lutou até o fim da Segunda Guerra Mundial mesmo após ter as duas mãos amputadas

    Artigo anterior

    Quem foi Maria Sguassábia e qual sua importância na revolução de 1932?

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Mundo