Estas são as últimas chamadas de rádio entre uma unidade russa cercada e seus comandantes durante a batalha de Grozny na véspera do Ano Novo de 1994.

Ouvindo esses áudios você reconhecerá instantaneamente o desespero dos soldados, mesmo sendo uma língua que provavelmente você não entenda.

Na véspera de Ano Novo de 1994, os militares russos iniciaram a primeira luta pela cidade de Grozny, na Chechênia. A batalha começou em dezembro de 1994 e terminou em março de 1995, com com a ocupação russa. Nos primeiros estágios do conflito, os russos foram recebidos com pesadas baixas, já que suas táticas não evoluíram o suficiente para lidar com o combate urbano que enfrentariam dentro da capital.


O áudio que você está prestes a ouvir foi gravado nos sistemas de rádio das tropas russas que realizavam o ataque em Grozny. Em uma extremidade do rádio, você tem elementos de comando tentando desesperadamente extrair soldados em um posto de controle dentro da cidade, do outro lado você tem os soldados no posto de controle. Fontes dizem que os soldados russos que estão em menor número, cercados e sem apoio são da 131ª Maikop Motor-Rifle.

Durante a chamada de rádio, o comandante do posto de controle está tentando obter uma extração para sua unidade. Essa extração não acontece e todos eles são mortos.

De acordo com relatos oficiais russos, dos 10.000 homens russos que entraram em Grozny na primeira batalha, 1.426 foram mortos, 500 russos desapareceram e mais de 4.500 homens ficaram feridos. Estima-se que 6.900 rebeldes chechenos foram mortos de acordo com os mesmos relatórios.

O vídeo está legendando em inglês!

Últimas chamadas de rádio de soldados russos cercados durante a batalha de Grozny
3.8 (76.67%) 6 Votos