Conheça Vasily Petrov, um oficial que lutou até o fim da Segunda Guerra Mundial mesmo após ter as duas mãos amputadas
O dia 1 de outubro de 1943 foi um dia mais que marcante na vida de um oficial soviético em especial, o na época capitão de artilharia Vasily Stepanovitch Petrov. Naquele dia, duas baterias estavam sob seu comando e disparavam fervorosamente na Batalha de Dnieper, sendo capazes de repelir quatro assaltos do exército inimigo, além de inutilizar quatro tanques e dois morteiros do mesmo.
Apesar da vitória, Petrov acabou perdendo suas duas mãos naquele conflito, devido a explosão de uma granada. No hospital, seus oficiais precisaram apontar armas para fazer com que seu comandante recebesse o devido socorro, tendo em vista que os médicos o viram como uma causa perdida.
Gosta de Filmes da Segunda Guerra Mundial? Veja nossa lista com os melhores
Apesar do ferimento grave, Vasily sobreviveu e, como esperado, cogitou-se sua retirada do serviço militar, algo que rejeitou de imediato. Além disso, um cargo de secretário de um dos comitês distritais de Moscou ficou a sua disposição, oferta esta que também foi recusada por Petrov.
Contrariando os argumentos médicos e também a opinião de outros oficiais, o capitão se impôs e conseguiu retornar à sua unidade, onde foi muito bem recebido por seus subordinados, que o admiravam. Promovido a major, Vasily Petrov combateu até o fim da guerra, sempre à frente do 248º Regimento de Artilharia Antitanque.
Vida no pós-guerra
Após o final da Segunda Guerra Mundial, com o auxílio de membros artificiais, o militar se dedicou a escrever o livro O Passado Conosco, um título dividido em dois volumes, onde conta suas memórias.
Conheça as Principais armas utilizadas na Segunda Guerra Mundial
Além disso, mesmo após o fim do conflito, Petrov não tinha a intenção de abandonar sua vida militar e permaneceu ocupando diversas posições dentro do exército vermelho. Após o fim da União Soviética, ele permaneceu a exercer suas funções como militar, porém, como parte do exército ucraniano.
Vasily Petrov faleceu aos 81 anos de idade, no ano de 2003, em Kiev, capital da Ucrânia.
Comentários