As 5 Operações Mais Mirabolantes da Segunda Guerra Mundial

Operação Postmaster

Em 1941, britânicos desconfiaram que embarcações civis atracadas em localizações neutras pudessem estar repassando informações e suprimentos para submarinos alemães.

Para por fim às dúvidas, foi organizada uma festa para a tripulação das embarcações e, enquanto eles se divertiam, os navios foram invadidos e conduzidos até uma patrulha da Marinha Britânica.

Operação Corona

Refugiados fluentes em alemão foram usados para interceptar a comunicação entre os pilotos alemães e sua base. Os falsos controladores aéreos contradiziam ordens e desviavam rotas.

Em uma ocasião, um falso controlador conseguiu fazer com que um piloto alemão desviasse sua rota e pousasse em uma pista de pouso britânica, onde foi rendido e feito prisioneiro.

Operação Kreipe

Em 1944, uma operação visava sequestrar o general Kreipe, que liderava um posto de guarnições alemão na cidade de Creta, na Grécia. Para isso, dois soldados britânicos foram designados

Eles se infiltraram entre os alemães, sequestraram o general e, disfarçados de motorista e de general, conseguiram passar por mais de 20 postos de checagem alemães com Kreipe no porta-malas do carro

Operação Zeppelin

Dois desertores soviéticos foram treinados, armados e enviados pelos alemães para o mais próximo possível de Moscou. A intenção era assassinar o líder da URSS, Josef Stalin.

O avião que os transportava se acidentou e a dupla precisou seguir de moto. O plano falhou quando um guarda desconfiou do fato de ambos estarem praticamente secos mesmo viajando de moto na chuva.

Operação Frankton

Em 1942, 12 soldados britânicos foram enviados em 6 caiaques para destruir embarcações alemãs no porto de Bordeaux, na França. Dos 12, apenas 4 chegaram ao destino.

Dos 4 sobreviventes, 2 foram capturados e executados pelos alemães. Os outros dois tiveram ajuda da resistência francesa para chegar a Espanha e retornar à terra natal.