Parnamirim Field

Conheça a base de Parnamirim Field, a maior base americana fora de seu território.

Anúncios

Durante a Segunda Guerra Mundial, os estadunidenses construíram no Brasil a maior base militar fora de seu território, a base de Parnamirim Field

A 2ª Guerra Mundial foi importantíssima para o crescimento da Cidade de Natal e arredores, Estima-se que, antes da Guerra, Natal tinha 40 mil habitantes; Após a guerra, não só a população dobrou para quase 80 mil habitantes, mas a cidade também teve melhorias na infra-estrutura e em ganhou um aeroporto (o antigo Parnamirim Field).

Após a construção da Base –Parnamirim Field-, milhares de Soldados Norte-Americanos passaram pelo local. Parnamirim era o aeroporto mais movimentado do mundo; Os vôos foram decolando e aterrissando a cada três minutos.

Em termos estratégicos, Parnamirim Field foi a base de um triângulo que apontava para o norte da África e o sul da Europa. Este triângulo era identificado nos mapas estratégicos norte-americanos como Trampoline of Victory (trampolim da vitória).

A pedido do presidente dos EUA Franklin D. Roosevelt, um encontro entre ele e o presidente brasileiro Getúlio Vargas ocorreu em Natal, no dia 27 de janeiro de 1943. Os presidentes visitaram as bases da Força Aérea, da Marinha e do Exército. Esta encontro consolidou as relações entre o Brasil e os EUA; Em 1944, o Brasil enviou uma tropa expedicionária (conhecida como FEB) para lutar na Europa.

Conheçam também algumas das bases militares abandonadas mais fascinantes do mundo

A Base só foi entregue à Força Aérea Brasileira em outubro de 1946, dezessete meses após a rendição alemã. No mesmo ano foi inaugurada a Estação de Passageiros da Base Aérea de Natal, anos depois foi chamada de Aeroporto Internacional Augusto Severo, em 1951.

O Filme “For All – O Trampolim da Vitória“, de 1997, retrata esta história de vários natalenses sob o contexto da chegada dos soldados americanos à cidade.

Parnamirim Field: A Grande base americana em solo Brasileiro
Avalie esta postagem