Putin é um Ditador Comunista ou um Czar?
Putin é um ditador comunista ou um Czar? Você provavelmente já se perguntou sobre isso.
Mas a resposta não é tão simples. O líder russo não é um comunista, e também não é um Czar. E sobre ele ser ou não um ditador, a resposta também não é tão simples.
Evidentemente ele é um líder extremamente autoritário, e não mede forças quando se trata de controlar o povo através da linha dura.
Mas apesar de possuir inúmeras atitudes que possam ser consideradas ditatoriais, ele venceu eleições democráticas. E sempre contou com um enorme apoio popular.
Recentemente ele alterou a constituição da Rússia, e este ato mais uma vez levantou questionamentos sobre Putin ser ou não um ditador.
Putin é um ditador?
No atual momento ainda não é possível classificá-lo como um ditador, mas ele certamente é um ‘’Autocrata’’. O que significa que ele é um líder que concentra muito mais poder do que os tradicionais líderes democráticos.
É possível dizer que a posição de Putin na Rússia está cada vez mais distante da democracia, mas ainda existem alguns pontos democráticos, o que impede de considerá-lo um ditador propriamente dito.
Quanto a questão dele ser ou não um comunista, a resposta é ainda mais simples.
Putin definitivamente não é um comunista, porém ele tem um grande apreço pela história da União Soviética, e inclusive se inspira no modelo de poder geográfico instaurado pela URSS. Ou seja, Putin respeita o poder conquistado durante a URSS. Embora discorde do modelo econômico dos comunistas.
O líder Russo possui um grande apreço pelos Ksares, e neste ponto ele se desvincula dos comunistas. Pois Putin critica fortemente os assassinatos da família real da Rússia durante a revolução comunista.
Então pode-se dizer que Putin carrega o legado dos Ksares e também da URSS, buscando a ideologia de um Czar e o poder da URSS.
Comentários