ArtigosCuriosidades Militares

5 Maiores explosões nucleares na história militar

0
Maiores explosões nucleares na história militar Tsar - Fatos Militares

Início » Curiosidades Militares » 5 Maiores explosões nucleares na história militar

Desde do primeiro teste nuclear com a Experiência Trinity, já conduzimos pelo menos 2000 explosões nucleares, sendo que os Estados Unidos liderá esse número com mais de mil explosões.

A bomba que caiu em Hiroshima, apelidado de “Little Boy” foi de 15 kilotons, e “Fat Man” – caiu sobre Nagasaki – estava entre 19-24 kilotons, você já conhece o estrago que ambas bombas fizeram, entretanto elas não são nada comparadas com as dessa lista.

Em apenas 20 anos, os EUA e a URSS testaram armas nucleares com potências superiores a 15 megatons (15 milhões de toneladas de TNT). Estas armas eram pelo menos 500 vezes mais fortes do que a primeira bomba atômica.

5. Castelo Yankee

You are currently viewing a placeholder content from Default. To access the actual content, click the button below. Please note that doing so will share data with third-party providers.

More Information

Castle Yankee foi uma bomba termonuclear detonada em 5 de maio de 1954, Castle Yankee superou as expectativas, pretendiam que sua explosão chegasse a um rendimento de 6-10 megatons, mas sua força foi de 13,5 megatons.

As estatísticas de Yankee eram 56 km de altura por 160 km de largura. Seus horizontes expandidos eram devidos em parte à fissão rápida do tamper do urânio.

4. Castle Bravo, 1 de março de 1954

You are currently viewing a placeholder content from Default. To access the actual content, click the button below. Please note that doing so will share data with third-party providers.

More Information

Apesar do impacto que os filmes dos anos 80 e os contos de fadas nucleares têm em nossa imaginação coletiva, a maior explosão nuclear creditada aos Estados Unidos foi detonada há mais de 60 anos, em 1 de março de 1954.

Castle Bravo foi a maior bomba termonuclear já detonada pelos Estados Unidos. Foi detonada em 1 de março de 1954. A sua reação nuclear gerou uma explosão de 15 megatons (menos da metade da bomba soviética Tsar), 2,5 vezes mais do que o previsto.

A detonação ocorreu às 06:45 em 1 de março de 1954, hora local (18:45, 28 de fevereiro GMT ).

Quando a Castle Bravo foi detonada, formou uma bola de fogo que era visível no atol de Kwajalein que ficava a 400 milhas. A explosão deixou uma cratera de 6.500 pés (2.000 m) de diâmetro e 250 pés (76 m) de profundidade

3. Testes Soviéticos # 173, # 174 e # 147

Apesar do que aconteceu no Pacífico em 1954, os soviéticos continuaram a testar. No outono de 1962, eles testaram a 3ª, 4ª e 5ª explosões nucleares mais intensas em cerca de 20 megatons cada. Mais uma vez, infelizmente nenhuma foto está disponível.

2. Teste Soviético # 219

O teste 219 produziu 24,2 megatons. Se alguém tivesse estado dentro de 2.250 milhas quadradas na época (e talvez houvesse) eles teriam sofrido queimaduras de terceiro grau. mais uma vez nenhuma foto está disponível.

1. O Tsar Bomba

You are currently viewing a placeholder content from Default. To access the actual content, click the button below. Please note that doing so will share data with third-party providers.

More Information

O Tsar Bomba é o nome dado à bomba RDS-220, sendo a maior explosão artificial. O rendimento maciço estava entre 50-58 megatons e seu flash foi visto 620 milhas de distância.

Detonado em 30 de outubro de 1961, seu raio de queima de terceiro grau teria sido 4080 milhas quadradas. De inicio o poder da bomba era de 100 megaton, mas decidiu no final que as consequências seriam muito grandes e então reduziram para 50-58mt.

Tsar era uma bomba de hidrogênio de três estágios com uma potência em torno de 50mt. Tal capacidade de destruição equivalia a todos os explosivos usados na Segunda Guerra Mundial multiplicados por dez.

Devido ao seu poderio a bomba não era focada para uso em uma guerra, e sim para ser usada como propaganda na Guerra Fria. Não há evidências de que outra bomba de poder similar tenha sido feita.

O que achou das maiores explosões nucleares da história militar? Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Clique para classificar este post!
[Total: 1 Média: 5]

WebStories da Fatos Militares

Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

Ex-combatentes da 2° Guerra Mundial terão Memorial em Brasília

Artigo anterior

10 Curiosidades sobre o bombardeamento de Hiroshima

Próximo artigo

Comentários

Os comentários estão fechados.

Mais Artigos