Muitas pessoas se perguntam porque a Guerra Fria tem esse nome. Então neste artigo você entenderá de uma forma simples, objetiva e compreensível, o significado deste nome.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética foram aliados na luta contra o Eixo, após derrotarem o inimigo em comum, os dois países se transformaram em adversários em uma guerra própria, e assim é iniciada a Guerra Fria, a partir de 1945.

A Guerra Fria, assim como a Segunda Guerra Mundial, foi um dos conflitos que marcaram o século XX. Essa guerra foi disputada por duas potências: os Estados Unidos e União Soviética, durou até o ano de 1991 (quando a União Soviética foi extinta) e teve como consequência, a divisão do mundo em dois, através das disputas que essas duas potências tinham pelo poder geopolítico, ideológico, econômico, tecnológico e militar (corrida armamentista).

Conheçam o dia em que os americanos roubaram um helicóptero soviético

Por que tal conflito recebeu o nome ‘Guerra Fria’?

Essa guerra é chamada de “fria” porque não houve conflitos armados diretamente entre os Estados Unidos e União Soviética. Os conflitos armados que essas duas potências participaram, como por exemplo, a Guerra da Coreia e Guerra do Vietnã, foram indiretos.

Mas, caso existisse de fato um conflito militar direto entre os Estados Unidos e União Soviética, o nome poderia ser mudado para “Guerra Nuclear”, por exemplo, devido ao fato deste período ter sido marcado pelo amplo desenvolvimento e testes de armas nucleares.

Todas as 5 maiores explosões nucleares da história ocorreram naquele tempo.

Dada a inviabilidade de um conflito militar direto entras as duas superpotências, as mesmas passaram a disputar pelo poder de influência geopolítica, ideológica, econômica, tecnológica e militar (corrida armamentista).

A Guerra Fria termina em 1991, quando a União Soviética é extinta, uma vez que a mesma estava destruída economicamente devido aos gastos militares e com a queda do Muro de Berlim, em 1989.

Este artigo foi desenvolvido em conjunto com o canal História Contada, a partir do vídeo “Por que a Guerra Fria tem esse nome?”, que você pode conferir abaixo.

Oque achou deste artigo ? “Por que a Guerra Fria tem esse nome?”, compartilhe com seus amigos!