ArtigosMundo

Japão VS China: Entenda o maior medo dos Japoneses

0
Japão VS China: Entenda o maior medo dos Japoneses
Japão VS China: Entenda o maior medo dos Japoneses

Japão vs China, entenda o motivo de todo esse conflito até os dias atuais

Japão VS China: Você sabe o motivo dos japoneses temerem tanto a China nos dias atuais? Como todos sabem, ambos são os países mais importantes do Oriente, são os gigantes asiáticos!

Líderes do Japão e China

Mas apesar da China ser a segunda maior economia do mundo e o Japão o terceiro, há uma enorme diferença no potencial militar desses dois países. Além da grande diferença no número de soldados, a China está muito melhor equipada, constituindo o terceiro exército mais poderoso do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Rússia.

Japão e China: Conflito Histórico

A rivalidade já é histórica, mas tudo se intensificou em uma nova escala a partir da segunda guerra mundial, onde o Japão atacou a China e instituiu unidades de campos de concentração em Pingfang de Harbin, torturando e realizando experimentos humanos com o povo chinês.

Essa atrocidade que os japoneses fizeram com os chineses foi equivalente a Auschwitz, ou até mesmo pior. Esse episódio marcou a memória dos chineses, e é um pesadelo que jamais poderia ser esquecido.

Desde então se tornou comum o povo chinês alimentar um ódio profundo em relação aos japoneses, incitando até mesmo um desejo de vingança entre muitos. E a questão é que hoje os Chineses são mais poderosos que os Japoneses, diferente daquele período em que sofreram nas mãos dos mesmos.

Conheça a história da Auschwitz Japonesa!

China VS Taiwan

Já faz algum tempo que a China pretende anexar Taiwan, e os esforços militares dos chineses estão cada vez maiores, é uma questão de tempo até que uma ofensiva seja realizada para dominar o território. A questão é que os chineses sabem que os Estados Unidos prestaram auxílios militares a Taiwan e isso poderia criar um combate muito caro e arriscado para os Chineses, assim como vem acontecendo no conflito entre os russos e ucranianos.

Mas qual é a ligação de Taiwan nesta história? A polêmica entre China e Taiwan demonstra um claro interesse de domínio político dos chineses na Ásia, o que sinaliza um grande risco para os japoneses, embora não seja um risco para o curto prazo, mas sim para o longo prazo.

Juntando o expansionismo chinês com a rivalidade histórica entre Japão e China, os japoneses passaram a observar o ‘’dragão do oriente’’ com muito temor, e não é a toa, afinal, os chineses possuem muitos motivos para querer se vingar do Japão, além da relevância da questão de dominância política e geográfica.

Japão VS China

Além da rivalidade natural e histórica, esses dois países fazem parte de alianças opostas. O Japão é aliado militar dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, enquanto a China é aliada militar da Rússia, Irã, Coreia do Norte e demais países opositores à OTAN e EUA. Isso significa que se a escalada de conflitos entre Rússia e Estados Unidos crescer, o conflito ideológico entre China e Japão também aumentará.

O Japão está investindo cada vez mais dinheiro em armamentos militares, mas apesar do esforço, ele ainda não pode se equiparar a poderosa China, a qual configura um dos exércitos mais poderosos e bem treinados do mundo, além da grande vantagem númerica, levando-se em conta o tamanho do exército e da população.

Japão teme a China: E com motivos

O Japão tem todos os motivos possíveis para temer a possibilidade de expansionismo chinês. O fato é que se por um acaso ambos travarem um combate, a China sairia vitoriosa com uma grande margem de vantagem. Só há 2 países no mundo que poderiam fazer frente aos chineses na questão militar, e um deles é aliado dela, ou seja, apenas os Estados Unidos representa oposição a China no dias de hoje.

Clique para classificar este post!
[Total: 1 Média: 5]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    O que é o HIMARS?

    Artigo anterior

    Os maiores acidentes nucleares da história

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos