Conheça alguns tipos de camuflagem para uniformes militares

O uniforme militar não é apenas uma vestimenta. O fardamento representa uma herança marcante das tropas, além de simbolizar valores e tradições.

Antes, os uniformes eram confeccionados com tecidos de acordo com as cores de casa país, porém elas comprometiam a integridade dos militares.


Então, com tempo a farda militar deixou de ser feita em tons fortes, para uma cores mais neutras e discretas, facilitando assim camuflagem do militar no ambiente em que se encontra.

No dicionário, camuflagem é “qualquer coisa que sirva para camuflar ou disfarçar”.

A camuflagem para uniformes de militares surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, período em que os pintores modernos auxiliaram a criar os padrões ópticos, para enganar os olhos dos inimigos, tendo como base a arte óptica.

Desde então, com o avanço da indústria bélica, as técnicas de camuflagem evoluíram e os tecidos deixaram de ser cinza-pedra ou verde-campo, para tecidos com “textura dupla”, uma versão primitiva da camuflagem digital atual, capazes de enganar os olhos para que vissem um soldado ou caminhão apenas como parte do plano de fundo.

Hoje, existem diversos tipos de camuflagem e será sobre isso que falaremos neste post. Confira as principais estampas usadas nos uniformes militares.

6 tipos de camuflagem para fardas militares

Geralmente, a camuflagem é composta por diversos tons e padrões, que tendem a combinar com as cores predominantes do ambiente em que o militar irá atuar.


O tipo de camuflagem varia de acordo com o local de atuação do uniforme.

Se a farda será usada em uma floresta, por exemplo, a camuflagem deve seguir uma paleta de cores verde e marrom, para assim combinar com as folhagens e solo.

Caso o uniforme for utilizado em um campo baldio, escolher uma camuflagem que tenha tons terrosos pode ser uma boa opção.

Por fim, para equipes antiterrorismo, o uso de uniformes inteiramente pretos é uma ótima camuflagem. Além disso, a farda preta ajuda no fator psicológico, uma vez que impõe pressão e medo inconsciente.

Conheça abaixo as 6 principais camuflagens:

Camuflagem Ripstop Verde

A camuflagem Ripstop Verde “padrão” é utilizada em ambientes urbanos.
Camuflagem eficaz em floresta e selvas. Relativamente eficaz em centros urbanos. E pouco eficaz em desertos.

Camuflagem Ripstop Preto

A camuflagem preta é comumente usada em operações noturnas ou em ambientes de luminosidade reduzida.
A cor preta também é usada, curiosamente, pelo aspecto sinistro e pelo fator psicológico que causa nos opositores. Então, ela é eficaz em ambientes urbanos e noturnos, pouco eficaz em desertos, florestas e selvas.

Camuflagem Ripstop Kaki

O tecido com camuflagem Ripstop Kaki é muito utillizado em desertos. Ela é relativamente eficaz também em montanhas e pouco eficaz em em centros urbanos, selvas e florestas.

Camuflagem Woodland

A camuflagem padrão Woodland apresenta por 4 cores: verde, castanho escuro e claro, e preto. Esse tecido manchado é eficaz em florestas e montanhas, sendo assim, pouco eficaz em deserto.

Camuflagem Urbano

A camuflagem Urbano tem 4 cores: branco, preto, cinza escuro e cinza claro. Esse padrão na base dos tons de cinza é eficaz em ambientes urbanos. No entanto, essa camuflagem está fora de uso em uniformes militares.

Digital Deserto

A camuflagem Digital Deserto foi criada para fazer com que o olho humano reaja aos pixels, sem notar nenhuma margem de mudança de cor. Dessa forma, o camuflado não se destaca como um padrão isolado em um ambiente. Esse tipo de camuflagem é eficaz em deserto, montanha e pouco eficaz em floresta, selva e ambiente urbano.

Gostou de conhecer as principais camuflagens? Em caso de dúvida, deixe um comentário! Não deixe de seguir Fatos Militares para ficar por dentro das curiosidades, história e notícias do mundo militar.

Tipos de camuflagem para uniformes militares
5 (100%) 1 Voto[s]


Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here