Conheça o USS Zumwalt, o maior navio Stealth da frota americana.

Anúncios

O USS Zumwalt é uma classe de contratorpedeiros a serviço da marinha dos Estados Unidos, construído como um navio de ataque multi-função com capacidades antiaéreas, anti-navio e anti-submarino.

O navio é equipado com duas turbinas Rolls-Royce Marine Trent-30 e duas turbinas Rolls-Royce RR4500, esse contratorpedeiro tem potência de 78 MW e se desloca a 56 km/h. Pode parecer pouco, mas é uma velocidade considerável se pensarmos que estamos tratando de uma embarcação que tem deslocamento de 14.797 toneladas.

Cada unidade do USS Zumwalt custa em média US$ 3,5 bilhões. contudo a embarcação pode carregar cerca de 80 mísseis (incluindo mísseis cruzeiro Tomahawk e terra-ar Seasparrow), transportar até 3 helicópteros do tipo MQ-8 Fire Scout, que são do tipo não-tripulado e 1 aeronave SH-60

O USS Zumwalt é o maior navio “stealth” – capacidade para se manter oculto a radares – da frota americana.

Originalmente, 32 embarcações seriam encomendadas, porém o custo de US$9,6 bilhões de dólares em pesquisas e desenvolvimentos forçou a redução do número de unidades encomendadas para 10 e depois para apenas 3.

Esquema demonstrando os equipamentos do USS Zumwalt

O grande problema dessa embarcação é o alto custo por disparo, que está na casa dos 800 mil dólares, o que tem levado a incertezas não só quanto ao uso deste tipo de armamento, mas quanto ao próprio futuro desta classe de embarcação

Conheça a tragédia do Submarino russo “Kursk”

Em 7 de dezembro de 2015, o USS Zumwalt iniciou sua preparação marítima para ingressar na frota do Pacífico. Seu comissionamento aconteceu em Baltimore em 15 de outubro de 2016.

 

USS Zumwalt um dos mais poderosos navios de guerra do mundo
5 (100%) 1 Voto
Anúncios